Novo “Pediatra Atualize-se” trata das doenças respiratórias do outono-inverno

Novo “Pediatra Atualize-se” trata das doenças respiratórias do outono-inverno

SPSP-Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 24/03/2017

 

Com a chegada do outono-inverno, a edição de maio do “Pediatra Atualize-se” traz temas que são recorrentes nos consultórios médicos e, principalmente, nas emergências nessa época do ano: as doenças respiratórias. Para a faixa etária pediátrica, os meses que antecedem e durante o inverno no Brasil, essa situação se acentua, e o vírus sincicial respiratório (VSR) continua sendo o grande causador das manifestações respiratórias, provocando bronquiolite nos lactentes e quadros indistinguíveis de uma influenza nos idosos e imunocomprometidos.

No texto Recomendação atual do uso de palivizumabe em pediatria, o Departamento de Pneumologia da SPSP traz informações sobre as atuais indicações de certeza do palivizumabe e as indicações que merecem uma avaliação caso a caso.

Já o segundo texto, produzido pelo Departamento de Pediatria Ambulatorial da SPSP, aborda as infecções das vias aéreas superiores, tão frequentes nos consultórios nesse período e que são desencadeadas por vírus e que vêm sendo tratadas desnecessariamente com antibióticos, ou confundidas com quadros alérgicos.

Por fim, o último texto, Bronquiolite viral aguda, também desenvolvido pelo Departamento de Pneumologia da SPSP, faz uma revisão atualizada sobre as bronquiolites e as limitadas opções terapêuticas para essa patologia.

 

Clique aqui para ter acesso completo aos artigos