Novo “Pediatra Atualize-se” dedicado à campanha “Julho Branco” da SPSP

Novo “Pediatra Atualize-se” dedicado à campanha “Julho Branco” da SPSP

SPSP-Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 19/07/2017

 

A edição 4/2017 do Pediatra Atualize-se é dedicada à campanha “Julho Branco”, promovida pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e que visa conscientizar profissionais da saúde e da sociedade civil como um todo sobre os efeitos nocivos do consumo precoce de drogas lícitas e ilícitas por crianças e adolescentes, o que vem ocorrendo cada vez mais cedo.

No primeiro texto, o grupo de trabalho “Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-nascido” da SPSP trata dos riscos de o consumo de álcool durante a gestação atingir o feto, levando-o a apresentar dismorfias faciais, que caracterizam a chamada Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), entre outras consequências.

Já no texto “O consumo de álcool e drogas entre adolescentes”, o grupo de trabalho “Combate ao Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes” da SPSP apresenta dados de uma pesquisa que demonstra que o primeiro contato de jovens com o álcool e maconha vem acontecendo cada vez mais cedo. Além disso, traz dicas de como o pediatra pode aconselhar seus pacientes sobre isso durante as consultas.

Por fim, o último texto “Efeitos do álcool sobre a função renal”, do Departamento de Nefrologia, trata dos perigos a longo prazo de uma exposição cada vez mais precoce ao álcool, como o aumento da diurese, distúrbios eletrolíticos, entre outros.

 

Clique aqui para ter acesso completo aos artigos