Novembro Prateado – Novo “Pediatra Atualize-se” dedicado à campanha de direitos das crianças e adolescentes

Novembro Prateado – Novo “Pediatra Atualize-se” dedicado à campanha de direitos das crianças e adolescentes

SPSP-Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto  divulgado em 13/11/2017

 

A edição número 6 do Pediatra Atualize-se é dedicada à Campanha Novembro Prateado: Pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, promovida pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Por meio de ações voltadas à sociedade civil, pretende-se incitar a discussão e, assim, traçar caminhos e soluções voltadas à proteção destes indivíduos.

Os textos desta edição foram escritos pelos grupos de trabalho multiprofissionais da SPSP. O primeiro texto, “Panorama da mortalidade por acidentes em crianças e adolescentes no Brasil”, apresenta dados que demonstram que o índice de mortalidade por injúrias (quedas, afogamento etc) vem crescendo e traz orientações de segurança para cada faixa etária.

Já o texto “O papel do pediatra em casos de violência sexual”, elaborado pelo Núcleo de Estudos da Violência Doméstica Contra a Criança e Adolescente da SPSP, traz as diretrizes para o atendimento de vítimas desse tipo de violência, explicando o papel do médico dentre os diversos atores que se articulam na assistência desse tipo de caso.

Por fim, no texto “Direitos do nascituro: algumas reflexões sob a ótica jurídica”, é traçada uma discussão sobre quais os direitos das crianças e adolescentes, demonstrando que, mesmo antes de nascer, o nascituro já tem seus direitos garantidos por lei. Assim, o texto mostra qual a função da equipe médica nesse contexto.

 

Clique aqui para ter acesso completo aos artigos