Lançamento da Campanha Maio Amarelo

Lançamento da Campanha Maio Amarelo

SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto  divulgado em 02/05/2018 

A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) está alerta à questão do aumento de casos de depressão e suicídios entre crianças e adolescentes. Devido à importância e gravidade do assunto e os grandes riscos físicos e psicológicos envolvidos, a SPSP criou campanha especifica sobre o tema.

“Maio Amarelo – Depressão entre crianças e adolescentes: Pare, observe, acolha”.

O objetivo é trazer um alerta e uma discussão perene sobre a depressão na faixa etária pediátrica, suas causas, consequências, prevenção e formas de tratamento. Capitaneada pelo Departamento de Saúde Mental e contando com a participação dos demais Departamentos Científicos envolvidos com o assunto – como o de Saúde Escolar e o de Adolescência, dentre outros -, serão realizados eventos, palestras e reuniões com representantes e dirigentes de escolas e da sociedade em geral, para que sejam debatidas e indicadas ações específicas e conjuntas.

Nesse contexto, o papel do pediatra é fundamental, na observação de sinais que sirvam de alerta e que possam se antepor a situações mais críticas, por meio de um diagnóstico precoce.

Conduzir essa discussão e procurar caminhos para a solução de males tão avassaladores, conjuntamente a outras entidades sérias e representantes da área da saúde e da sociedade em geral, são obrigatórios para a SPSP.

 

Claudio Barsanti

Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo