Novo “Pediatra Atualize-se” sobre vacinação, asma e saúde oral

O primeiro número de 2018 do Pediatra Atualize-se mantém suas diretrizes de fornecer informações de qualidade e rigor científico, trazendo temas importantes e que poderão auxiliar o pediatra em suas atividades clínicas junto à criança e ao adolescente.

O primeiro texto, “Vacinação na adolescência”, produzido pelo Departamento de Imunizações, alerta para a importância de adolescentes também estarem em dia com o programa de vacinação, prática que está mais associada à população pediátrica, mas que é negligenciada entre os jovens.  Por isso, o texto traz um panorama atual das recomendações no campo das imunizações para essa faixa etária.

No texto “Desmistificando a primeira visita ao odondopediatra”, o Grupo de Trabalho Saúde Oral trata do trabalho transdisciplinar entre pediatra e odondopediatra para a promoção da saúde oral das crianças. A primeira consulta a esse especialista deve acontecer antes do primeiro ano de vida, fornecendo informação e favorecendo a instalação de práticas saudáveis de higiene bucal.

Por fim, o texto “Medidas de prevenção de sibilância e risco de asma”, elaborado pelo Departamento de Alergia e Imunologia, traz estudos que mostram como a dieta pode reforçar a prevenção da asma e controlar seus sintomas; além de dados sobre o uso dos probióticos nesses casos.

Clique aqui para ter acesso completo aos artigos.