“Pediatra Atualize-se” trata da volta às aulas – Março/2018 Ano 3 Nº2

Pediatra Atualize-se Edição de Março/2018 Ano 3 Nº2

A segunda edição de 2018 do Pediatra Atualize-se trata da volta às aulas escolares, trazendo textos que auxiliam o pediatra a orientar pais e responsáveis nesse momento importante da vida de crianças e adolescentes. Apesar de não ser o seu trabalho direto, os desafios trazidos por essa fase podem surgir na consulta pediátrica através de pais angustiados e ou até mesmo pacientes com sintomas físicos.

No texto “Orientações sobre a separação da criança e o cuidador no (re)início das aulas”, o Departamento de Saúde Mental traz instruções de como pais e cuidadores podem fazer esse momento menos angustiante para a criança. Para isso, o pediatra deve ajudá-los a se planejar e conversar com a criança.

Já o segundo texto, “Início das aulas escolares”, elaborado pelo Departamento de Saúde Escolar, traz informações práticas do que deve ser observado na consulta, lembrando do seu papel fundamental na prevenção e detecção oportuna de alterações do desenvolvimento da criança.

O último texto aborda a adaptação escolar em casos específicos: de crianças com doenças crônicas. Nesse texto, o Departamento de Reumatologia lembra que a condição de saúde afeta globalmente a vida da criança, por isso é fundamental a parceria constante entre equipe médica, família e escola para que esse atendimento seja humanizado.

Clique aqui para ter acesso completo aos artigos.