Manifesto – Enfrentando a obesidade infantil – Setembro Laranja

Manifesto – Enfrentando a obesidade infantil – Setembro Laranja

SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 10/10/2018

O Fórum de debates sobre prevenção da obesidade infantil, ocorrido em 11/08/2018 na sede da SPSP, teve o objetivo de discutir e elaborar conjuntamente condutas para que possamos abordar a obesidade infantil.

A obesidade é hoje um dos distúrbios nutricionais cada vez mais prevalentes entre as crianças nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 41 milhões de crianças com menos de 5 anos estejam acima do peso.

Nós, médicos e outros profissionais estamos na linha de frente para detectar crianças acima do peso ou sob maior risco de engordar. A obesidade é multifatorial e depende de aspectos ambientais e genéticos, por isso seu combate é responsabilidade da família, da escola, dos serviços de saúde e da sociedade e a questão deve ser abordada de modo a promover melhora na qualidade de vida como um todo.

Diante desse contexto e sabedora de sua responsabilidade social, a Sociedade de Pediatria de São Paulo promoveu a campanha Setembro Laranja – Combate à Obesidade Infantil, com objetivo de divulgar o problema, mas, principalmente, desenvolver e implementar ações de promoção de hábitos e práticas alimentares saudáveis nas escolas e em casa; e estimular a atividade física, visando a melhoria da qualidade de vida das crianças, suas famílias e as comunidades nas quais estão inseridas.

Nesse sentido, ações conjuntas entre o Estado, as sociedades civis, órgãos de classe, organizações não governamentais, dentre outros, são fundamentais para que se obtenha uma ideia real do que ocorre na questão da obesidade infantil para o desenvolvimento de uma atenção eficaz.

Esse fórum foi um importante e necessário espaço de troca de ideias e experiências sobre o assunto. Por isso, a partir das discussões realizadas, foi elaborado, com a participação de diversos departamentos da SPSP, o Manifesto Enfrentando a obesidade infantil – Setembro Laranja, que contempla a necessidade e as demandas por informação, conhecimento, orientação e condutas para o enfretamento da obesidade infantil.

 

Dr. Claudio Barsanti
Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

Acesse aqui para acessar o documento