Fórum de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes

SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 06/12/2018

            A 12a edição do Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes foi realizada no dia 4 de dezembro, no Maksoud Plaza, em São Paulo. O evento, que é organizado pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e seu Núcleo de Estudos da Violência Contra Crianças e Adolescentes, abrangeu  temáticas de grande relevância: “Agressão do profissional que trabalha com crianças”, “Setor de atendimento a crimes de violência contra crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e tráfico interno de pessoas”, “Depressão como manifestação de maus tratos”, “Suicídio e o adolescente”, “Acidentes de trânsito: como estamos”, “Direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes com menos de 14 anos”e “Segurança em Playgrounds”.

Além da presença de renomados especialistas da SPSP, o evento teve como palestrante Eduardo Dias de Souza Ferreira, representante do Ministério Público (MP) que falou sobre a visão do MP quanto a regulamentação do trabalho de crianças e adolescentes em propagandas nas mídias. Eduardo relembrou que o Estatuto da Criança e Adolescente (Lei 8.069/90) foi fruto de um debate muito intenso que ocorreu no Brasil à partir de 1976 por ocasião de uma CPI de extermínio de menores. Falou também sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo MP com o intuito de proteger crianças e adolescentes de exposições nas mídias, bem como desafios que têm sido enfrentados.

De acordo com Claudio Barsanti, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), o programa deste evento foi elaborado cuidadosamente com o intuito de contemplar temas do interesse da plateia e palestrantes. “Preparamos uma programação que procurou atingir as exigências de um seleto público e, com a integração de várias entidades, esse evento permitiu um aprimoramento, dadas as incontáveis experiências e informações compartilhadas. Esperamos que todo esse conhecimento seja utilizado em benefício das crianças e dos adolescentes, o que certamente resultará em satisfação para o Pediatra”, ressalta.

O conteúdo das aulas desse fórum estará, em breve, disponível em nosso site.

 

Mesa de abertura do evento. Da esquerda para direita: Dr. Eduardo Dias de Souza Ferreira, Dr. Mario Roberto Hirschheimer e Dr. Sulim Abramovici.

 

 

Representante do Ministério Público, Dr. Eduardo Dias de Souza Ferreira, palestra durante o evento