Novos Livros da SPSP no 15º Congresso Pauista de Pediatria

SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 15/03/2019

 

Novas publicações da série Atualizações Pediátricas em parceria com a Editora Atheneu
Lançamento no 15º Congresso Paulista de Pediatria.

Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Dia 24/03/2019
Horário: 10:00

 

Cuidados Paliativos na Prática Pediátrica

Coordenação: Silvia Maria de Macedo Barbosa, Ivete Zoboli e Simone Brasil O. Iglesias

Obra construída a partir da experiência de profissionais envolvidos no cuidado à criança e ao adolescente com doenças graves limitantes e ameaçadoras da vida, e suas famílias. O livro aborda o cuidado sob a ótica física, psicológica, social e espiritual, oferecendo conteúdo técnico com inspiração e contribuindo para o aprendizado do cuidado integral humanizado e de qualidade às crianças, aos adolescentes e suas famílias.

 

 

Dermatologia Pediátrica

Coordenação: Silmara Cestari

Quando encaminhar ao dermatologista é uma decisão que requer conhecimento das dificuldades diagnósticas e terapêuticas das doenças da pele. O livro tem como foco principal o pediatra geral e aborda as dermatoses de maior ocorrência na prática diária do consultório e os principais diagnósticos diferenciais que devem ser pesquisados e descartados antes de fechar um diagnóstico definitivo e iniciar uma terapêutica.

 

 

Infectologia nas Emergências Pediátricas

Coordenação: Silvia Regina Marques e Eitan Berezin

As doenças infecciosas podem ter apresentações variadas, de leves à graves, dependendo do agente infeccioso e da resposta imunológica do hospedeiro e a conduta pronta e adequada vai beneficiar o paciente. O livro contém temas relacionados aos quadros febris, conduta nas infecções das vias aéreas superiores e inferiores, manejo inicial das infecções graves, vacinas, doenças infecto-contagiosas, entre outros, e busca auxiliar o pediatra no pronto-socorro com informações acessíveis e claras.

 

 

Medicina do Sono em Pediatria

Coordenação: Beatriz Neuhaus Barbisan, Cristiane Fumo dos Santos e Emiliana Holzhausen Gonçalves da Motta

O bebê que não dorme, o adolescente que dorme demais, a criança que ronca e para de respirar, o menino que perambula pela casa dormindo, a criança que range os dentes, os distúrbios de aprendizado e de comportamento. Estes, entre outros, são tópicos frequentes na clínica pediátrica geral e o livro visa levar aos colegas uma leitura leve e prática, sem perder em atualidade científica.

 

 

Puericultura passo a passo

Coordenação: Cátia Regina Branco da Fonseca e Tadeu Fernando Fernandes

Os autores pretendem auxiliar médicos, pediatras e estudantes e residentes de Pediatria, no atendimento de Puericultura no contexto de mundo atual, sem esquecer da base da Puericultura e do atendimento ambulatorial à criança desde lactente, pré-escolar e escolar, incluindo a fase tão importante da adolescência. O livro também aborda o último trimestre do pré-natal como o momento oportuno de primeira conversa com a mãe e com os apoios que ela terá para o cuidado com a criança.

 

 

Pneumologia Pediátrica no Consultório

Coordenação: Sonia Mayumi Chima, Alfonso Eduardo Alvarez e Lenisa Scarpel de M. Bolonetti

O livro contempla atualização científica em numerosas doenças do trato respiratório que se destacam por elevadas prevalências como a asma, a bronquiolite viral aguda, a sibilância recorrente em lactentes, as bronquites, tuberculose, entre outras, e também aborda doenças de menor prevalência, como a fibrose cística, discinesia ciliar, malformações pulmonares e outras tantas. Um livro de Medicina baseada em evidências, permitindo compreensão e atualização nas principais doenças do trato respiratório.

 

 

Reumatologia Pediátrica

Coordenação: Adriana Maluf Elias Sallum, Melissa M. Fraga e Lucia Maria de Arruda Campos

As doenças de origem reumatológica devem ser lembradas como diagnóstico diferencial em diversas situações comuns na Pediatria geral e é fundamental que o estar atento à essas possibilidades. O diagnóstico precoce e o pronto tratamento adequado terão impacto direto no prognóstico. Baseado nesses aspectos, o livro aborda casos clínicos voltados para a interpretação dos sintomas e ampliação do raciocínio diagnóstico.