Sobre Nós

A SPSP foi fundada em 12 de outubro de 1970, por iniciativa de uma plêiade de pediatras paulistas, graças ao trabalho de Wilson Maciel, Luiz Alberto Silva e Camilo Paulo Cury, segundo o relato do professor Azarias de Andrade Carvalho. A ideia era criar uma entidade com: “independência para progredir e expressar a aspiração e o desejo da numerosa classe pediátrica de São Paulo”. A Assembleia Geral para discussão e aprovação dos estatutos foi presidida pelo Dr. Augusto Gomes de Mattos, que se tornou seu primeiro Presidente e iniciou sua gestão em 26 de fevereiro de 1971. Desde então, a SPSP tem trabalhado pelo incentivo à educação pediátrica continuada, pela intransigente defesa dos direitos da criança e do adolescente e pela defesa e valorização da profissão de pediatra.
A SPSP, desde a sua fundação, mantém-se como o Departamento de Pediatria da Associação Paulista de Medicina (APM), da qual se originou, e como filiada da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Dentre seus objetivos estão:

  • Congregar os Pediatras do Estado de São Paulo visando promover, desenvolver e integrar a Pediatria.
  • Defesa da saúde e do bem-estar da criança e do adolescente.
  • Valorização e desenvolvimento pessoal e profissional dos seus associados.
  • Oferecer Educação Continuada aos Pediatras com a realização de cursos, jornadas, congressos e publicações científicas.
  • Defesa Profissional: contribuir para o pleno exercício da profissão de Pediatra, bem como proteger os legítimos direitos contratuais do Pediatra.
  • Extensão comunitária visando contribuir para melhoria da qualidade de vida da criança, do adolescente e da sua família.