Regional Campinas – Interiorização da SPSP

Tadeu Fernando Fernandes assume este ano seu terceiro mandato frente à Regional SPSP de Campinas. Nesta gestão, a nova equipe já realizou, em 26 de abril último, seu primeiro evento, o I Simpósio sobre Monitorização e Abordagem dos Defeitos Congênitos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas e o Departamento de Genética Médica da Unicamp.

Outra realização importante deste ano foi disponibilizar um ônibus que diariamente levou pediatras de Campinas ao 11º Congresso Paulista de Pediatria, fato que será repetido na próxima Conferência das Universidades e no 12º Congresso Paulista de Pediatria.

A Regional tem à disposição, gratuitamente, toda terceira quinta-feira do mês, o anfiteatro principal da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), com capacidade para 150 participantes. “Durante os 11 meses do ano (exceto janeiro) realizamos uma reunião”, informa Fernandes. Para o próximo dia 21 de junho, está programada a palestra “Problemas nutricionais na infância e sua relação com o desenvolvimento de doenças”, com a professora Adriana Alvarenga.
Além disso, a Regional está em contato com a PUC Campinas, Unicamp e também a Secretaria Municipal de Saúde para realização de um ciclo de palestras visando a educação continuada dos pediatras da rede pública, muitos afastados da vida acadêmica e da Sociedade de Pediatria. A intenção é acolher esses colegas – um pouco isolados – e ganhar associados para a SPSP.

A grade de eventos para os próximos meses do ano está em fase final de elaboração, e será divulgada aos colegas oportunamente. Um deles será a Jornada de Atualização Pediátrica SPSP – Campinas, programada para 11 de agosto próximo, fruto do projeto da SPSP de levar jornadas itinerantes ao interior. Outro será uma reunião do Departamento de Pneumologia Pediátrica da SPSP, para ser realizada em Campinas ainda este ano. “Contamos com a participação ativa de nosso diretor vice-presidente, Fábio Eliseo Fernandes Leite, e de nossa secretária, Tania Quintela, na programação das atividades”, conta Fernandes.

O diretor-presidente da Regional Campinas finaliza: “Precisamos muito do apoio da SPSP para realização de nossos eventos, e esperamos que a sonhada interiorização da Sociedade saia do papel e torne-se realidade. Sucesso a todos.”

Contato: tffernandes@globo.com
Matéria publicada em Pediatra Informe-se Boletim da SPSP Ano XXIII – maio/junho 2007
Assessoria de Imprensa – SPSP