Curso treina médicos em Reanimação Neonatal

Curso treina médicos em Reanimação Neonatal

No último dia 6 de julho, aconteceu o Curso de Reanimação Neonatal para Médicos, na sede da Sociedade de Pediatria de São Paulo, na capital. Esta edição do curso teve a participação de 22 médicos, que assistiram à duas aulas teóricas e foram divididos em três grupos para quatro aulas práticas com manequins de reanimação neonatal. Antes do curso foi realizado um pré-teste com questões de múltipla escolha sobre o conteúdo do curso. Ao final, foi aplicado um pós-teste sobre o conteúdo do curso. O médico com frequência integral (100% da carga horária), com acerto superior a 80% nas questões do pós-teste e nota superior a 90% na avaliação da atividade prática é aprovado e recebe certificado emitido pelo PRN-SPSP/SBP.

O curso visa ensinar os procedimentos de reanimação a serem realizados pelos médicos, em especial pediatras, durante a assistência ao recém-nascido na sala de parto e é ministrado por pediatras instrutores credenciados pelo Programa de Reanimação Neonatal (PRN) SPSP/SBP.

O Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria realiza cursos de Reanimação Neonatal para Médicos e para Profissionais de Saúde. Em 2013 acontecerão mais três cursos de Reanimação Neonatal para Médicos (28 de setembro e 30 de novembro) e dois cursos de Reanimação Neonatal para Profissionais de Saúde (27 de julho e 9 de novembro) na sede da SPSP em São Paulo. Confira mais detalhes aqui.

Em dezembro de 2011, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin,  tornou obrigatório, através da Lei Nº 14.686, a  presença de profissional habilitado em reanimação neonatal na sala de parto em hospitais, clínicas e unidades integrantes do Sistema Único de Saúde – SUS, lei esta regulamentada pelo Decreto Nº 58.849, de 17 de janeiro de 2013.

Estes mesmos cursos acontecem em todo o Estado de São Paulo. Interessados em participar dos cursos realizados em hospitais na capital e demais cidades do Estado de São Paulo podem entrar em contato com a SPSP: prn@spsp.org.br ou (11) 3284-0308.

 

Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 12/07/2013.

 

Secretaria da SPSP

Cláudia Tanuri, coordenadora do Programa de Reanimação Neonatal SPSP durante a aula teórica.

Secretaria da SPSP

Médicos participam da aula prática do curso

 

Secretaria da SPSP

Médicos participam da aula prática do curso.

 

Secretaria da SPSP

Instrutores credenciados pelo Programa de Reanimação Neonatal (PRN) SPSP/SBP, da esquerda para a direita: Renato Oliveira de Lima, Silvia Heloisa Moscatel Loffredo e Cláudia Tanuri.