Uso pediátrico de repelentes e cosméticos em pauta no 14º Congresso Paulista de Pediatria

Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 18/02/2016


Trabalhando em prol da contribuição científica para os médicos pediatras de São Paulo e de todo o país, a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promove seu 14º Congresso. De 12 a 15 de março, os especialistas poderão contar com 117 atividades, como cursos, conferências, colóquios, mesas redondas e painéis, no Expo Center Norte.

Na programação, um tema destaca-se pela importância de abordá-lo frente à epidemia de viroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: “Uso de cosméticos e repelentes na infância”, aula que acontece dia 14, às 10h45, na sala azul. Silvia Assumpção Soutto Mayor, presidente do Departamento de Dermatologia da SPSP, afirma que o uso de repelentes é imprescindível no cenário atual, porém é necessária especial atenção quanto à aplicação em crianças.

“É preciso ter cuidado com o tipo do produto, com o modo e a frequência de utilização. Cabe ressaltar que o pediatra deve considerar dois fatores fundamentais ao fazer a recomendação: segurança e eficácia”, reforça.

Também estará em pauta o crescente mercado de cosméticos voltados às crianças e adolescentes. Este bloco será dividido em três partes, explicando o conceito de cosméticos; o perfil de segurança para uso pediátrico; e eventuais complicações que podem acarretar. “Temos grande preocupação, pois a cada dia vemos um maior número de pacientes com dermatites irritativas, alérgicas e de contato. Isto pode ser evitado ao escolher corretamente o produto, averiguando se os componentes são compatíveis com a idade, a fim de não causar reações desagradáveis”, explica.

A especialista adianta que cosméticos são voltados à melhora do aspecto estético, e, portanto, não podem ser considerados medicamentos para tratar problemas ou apresentarem resultados terapêuticos. “Crianças que utilizam produtos formulados para adultos apresentam mais chances de desenvolver dermatites”.

Esta e todas as outras aulas do 14º Congresso Paulista de Pediatria estarão disponíveis online por meio de um site, em breve divulgado. Durante um ano, após o término do evento, os interessados poderão assistir as atrações do evento diretamente de seus computadores pessoais. Inclusive, será criado um aplicativo para facilitar o acesso em smartphones e tablets.

14º Congresso Paulista de Pediatria
Data: 12 a 15 de março de 2016-02-05
Horário: 8h às 18h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo
Endereço: Avenida Otto Baumgart, 1.000 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Mais informações: (11) 3849-0379/3849-8263 | pediatria@meetingeventos.com.br
Site: www.paulistapediatria.org.br