Falta conhecimento do médico sobre as drogas, diz Dr. Lotufo em seu livro

SPSP-Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 15/04/2016
O livro Álcool, tabaco e maconha: Drogas pediátricas, do Dr. João Paulo Becker Lotufo contou com o apoio da Sociedade de Pediatria de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Pediatria para seu lançamento. A partir de dois questionários realizados em 2007 e 2009, em congressos de Pediatras e Pneumologistas, notou-se a necessidade de ampliar o conhecimento médico sobre o uso do tabagismo “O nível de conhecimento do médico era semelhante ao do leigo nessa questão”, diz Dr. Lotufo.

Essa publicação é fruto projeto Dr. Bartô, iniciado pelo Dr. João Paulo Becker Lotufo que desenvolve diversas ações em prol da conscientização dos danos causados pelo o uso da droga nos jovens. Entre essas ações, o projeto disponibiliza livretos escritos em linguagem infantil, vídeos animados e desenvolve programas de intervenção em escolas públicas do Estado de São Paulo.

Com a colaboração de vários especialistas na área, o livro visa aumentar o conhecimento de pais, professores e pediatras sobre os principais problemas causados pelas as drogas lícitas e ilícitas, escrito numa linguagem de fácil entendimento para falar com todos sobre os diversos aspectos que envolvem o uso de drogas, principalmente em crianças e jovens.

O lançamento oficial do livro ocorreu no 14° Congresso Paulista de Pediatria, realizado nos dias 12 a 15 de março, tendo distribuição gratuita nesse período. O livro está disponível para aquisição aos associados e não associados da Sociedade de Pediatria de São Paulo a um valor simbólico. Os valores obtidos serão revertidos para projetos de prevenção de drogas no ensino fundamental e médio.

Álcool, tabaco e maconha: drogas pediátricas é uma recomendação destinada a todos os públicos e, imprescindível para o Pediatra, que necessita lidar com diversas situações que envolvem o uso das drogas. Essa publicação objetiva sanar as dúvidas das famílias que, muitas vezes, buscam no consultório a orientação adequada para a tomada de atitudes com seus filhos que iniciaram o uso de drogas.

Adquirir o livro é uma forma de ampliar o conhecimento sobre o assunto e ajudar o projeto a ganhar força na missão de reduzir o número de usuários de drogas.
Para adquirir o seu exemplar entre em contato com a Secretaria da SPSP – Tel: (11) 3284-0308, email: bruno@spsp.org.br .
Para saber mais sobre a campanha do Dr. Bartô: http://www.drbarto.com.br/index.html 

 

Fonte: Salvi Cruz

Dr. Lotufo durante o lançamento do livro, 14º Congresso Paulista de Pediatria

Dr. Lotufo durante o lançamento do livro, 14º Congresso Paulista de Pediatria