Café com o Professor dá início a Campanha “Julho Branco”

Relator: Dr. João Paulo Becker Lotufo
Coordenado do Grupo de Trabalho de Combate ao Consumo de Drogas por Crianças e Adolescentes da SPSP
Texto divulgado em 22/06/2016

 

 

Para lançar a Campanha “Julho Branco” será realizado, em 2 de julho, o Café da Manhã com o Professor – Aconselhamento Breve sobre Drogas na Consulta Pediátrica, que tem por objetivo aumentar os conhecimentos sobre consumo precoce de drogas entre crianças e adolescentes.

A Campanha “Julho Branco”, promovida pela SPSP, visa conscientizar profissionais da saúde e da sociedade civil como um todo sobre os efeitos nocivos do consumo precoce de drogas lícitas e ilícitas por crianças e adolescentes.

Esperamos mostrar que o pediatra pode auxiliar a família aumentando seus conhecimentos sobre os malefícios do início precoce das drogas e do álcool. Quando se pergunta aos jovens qual droga faz menos mal, eles respondem álcool e maconha. O desconhecimento e a curiosidade fazem aumentar o uso de drogas e, por isso, os acidentes acontecem.

Nas famílias atendidas no ambulatório do HU USP, 35% têm o cigarro dentro de casa, 50% o álcool, 27% a maconha e 11% o crack. Muitas vezes a experimentação ocorre dentro de casa. Se conseguirmos evitar ou, pelo menos, retardar a experimentação das drogas, o efeito maléfico e de dependência podem diminuir.

Esperamos encontrá-los no dia 2 de julho na Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Você receberá gratuitamente o livro Álcool, Maconha e Tabaco – Drogas Pediátricas, além de todos os livretos da série do Dr Bartô – material de distribuição para aconselhamento breve sobre drogas em pediatria.