Livro digital para pais de bebês prematuros

SPSP-Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado 24/11/2016

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou, no Dia Internacional da Prematuridade (17 de novembro), a versão digital do livro “Nascer prematuro – Manual de orientação aos pais, familiares e cuidadores de prematuros na alta hospitalar”, de coautoria de Lilian S.R. Sadeck, neonatologista e vice-presidente da SPSP. Também participam da publicação Gislayne Nieto, Ligia Maria Rugolo, Rita de Cássia Silveira e Rosângela Garbers.

O livro, que tem apoio da editora Elsevier e da Biofarmacêutica Abbvie, também tem uma versão impressa que foi lançada em setembro, durante o 23º Congresso Brasileiro de Perinatologia, em Gramado (RS). Ambas as versões têm distribuição gratuita.

A publicação foi criada a partir das experiências das autoras em um projeto sobre recém-nascidos prematuros, no qual elas fizeram o acompanhamento ambulatorial após a alta da UTI Neonatal. Nesse projeto as autoras perceberam a insegurança e o desconhecimento dos pais em relação às particularidades do crescimento e do desenvolvimento dos bebês prematuros. “O objetivo é orientar as famílias sobre os problemas mais frequentes que esses bebês possam vir a apresentar após receber alta. Acreditamos que esse conhecimento pode auxiliar nos cuidados e minimizar as preocupações no momento de levar o filho para casa”, explica Lilian Sadeck. O livro também traz depoimentos de mães, apresentando suas dúvidas e problemas, aproximando o leitor com a realidade das famílias na mesma situação.

Acesse a versão virtual do livro aqui: http://epharma.elsevier.es/flipcontent/manual_prematuro/index.php?utm_source=TEST.

 

Veja a notícia sobre o lançamento no site da SBP