Pediatra Atualize-se aborda o refluxo gastroesofágico – Novembro/2018 Ano 3 Nº6

SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 05/12/2018

A sexta edição do Pediatra Atualize-se de 2018 discute o Refluxo Gastroesofágico (RGE), com orientações para diagnosticá-lo e diferenciá-lo da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), o que exige uma sequência de exames e/ou tratamentos de prova e mesmo a pesquisa de diferenciais para adequado controle.

O primeiro texto, elaborado pelo Departamento de Neonatologia, trata do RGE fisiológico em neonatos e lactentes, para que pediatras se posicionem criticamente frente ao excessivo número de diagnósticos da DRGE. Em geral, medidas de orientação clínica e ambiental são suficientes para o seu manejo e para tranquilizar a família.

Já o segundo texto, RGE: exames para seu diagnóstico, foi elaborado pelo Departamento de Gastroenterologia e traz um panorama dos principais exames disponíveis, demonstrando as capacidades e as limitações de cada um dos métodos, uma vez que ainda não há um exame padrão-ouro.

Enfim, o terceiro texto, RGE: tratamento, também de autoria do Departamento de Gastroenterologia, aborda as etapas do tratamento desde as medidas dietéticas e posturais até a utilização de medicamentos, cujo objetivo é melhorar os sintomas, promover ganho pôndero-estatural adequado, curar a esofagite e prevenir complicações.

Clique aqui para ter acesso completo aos artigos