Página da Campanha Fevereiro Safira – Primeiros Mil Dias: pelo futuro das crianças

SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto  divulgado em 30/01/2020

A campanha Fevereiro Safira – Primeiros mil dias: pelo futuro das crianças tem o objetivo de conscientizar a população em geral e a comunidade médica sobre a importância dos cuidados com a criança nessa fase, que tem implicações para a vida toda. O termo faz referência ao período de 40 semanas de gestação (270 dias) somadas aos dois primeiros anos de vida (730 dias), fundamental para que a criança possa atingir o seu potencial máximo de crescimento e desenvolvimento.

Nessa fase, ocorre um crescimento acelerado, tanto físico quanto do sistema nervoso (cerca de 80% do cérebro se desenvolve nesse período), motivo da importância dos nutrientes e estímulos adequados para o favorecimento da saúde e desenvolvimento cognitivo e emocional da criança para a vida adulta.

Por isso, após o nascimento, é fundamental levar o bebê a um pediatra para acompanhar o crescimento e estimular a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, continuando até os dois anos, juntamente com o alimento complementar. O leite materno é fundamental para assegurar a boa nutrição da criança, uma vez que se trata do alimento que melhor atende às necessidades nutricionais dos lactentes.

Além disso, os cuidados durante o pré-natal são imprescindíveis. É necessário assegurar à mulher o controle de saúde no pré-natal e nutrição adequada durante a gestação e lactação. 

Organização: Grupo de Trabalho dos Mil Dias

🎗️Abrace essa ideia, compartilhe.


Documentos da Campanha:


 

Apresentação da Campanha

23/01/2019 – Fevereiro Safira – Primeiros Mil Dias: pelo futuro das crianças


 

Cursos e Eventos

01/02/2020 – Café da Manhã com o Professor – Mil Dias na Prática Clínica Pediátrica – Fevereiro Safira

28/02/2019 – SPSP Discute o Tema Mil Dias na Prática Clínica Pediátrica


 

Documentos Científicos

30/01/2020 – Fevereiro Safira: A responsabilidade do pediatra no cuidado com os genes nos primeiros Mil dias de vida