Página da Campanha Março Lilás – Atenção ao Cuidado do Bebê Prematuro

SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto  divulgado em 28/02/2020

 

A campanha Março Lilás – Atenção ao cuidado do bebê prematuro busca informar e capacitar equipes médicas sobre os cuidados e desafios relacionados aos bebês prematuros. No Brasil, nascem em torno de três milhões de crianças por ano, sendo cerca de 11% prematuras (com idade gestacional abaixo de 37 semanas). Em São Paulo, o número de nascimentos ao ano é aproximadamente de 600 mil, mantendo a mesma proporção de prematuros.

Esses bebês e suas famílias precisam de um atendimento/seguimento adequado, por isso é fundamental que haja uma assistência especializada, tanto no pós-natal imediato como também depois da alta hospitalar, munindo a família de informações sobre os principais cuidados para garantir qualidade de vida para esses pacientes.

Os cuidados essenciais com o prematuro já começam no momento do nascimento, com uma boa atenção obstétrica e neonatal. Para isso, é necessária uma equipe treinada para fazer a recepção e realizar todas as manobras de reanimação que o bebê prematuro poderá necessitar, o que implica que ele deve nascer em um serviço capacitado.

🎗️Abrace essa ideia, compartilhe.

Documentos da Campanha 2020

     

 


Documentos Científicos: