Congresso de Urgências e Emergências Pediátricas reúne segundo maior público de pediatras no Brasil  

SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto  divulgado em 07/05/2018

O 1o Congresso Sul-Americano, 2o Congresso Brasileiro e 3o Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas, realizado entre os dias 2 e 5 de maio de 2018, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, reuniu o maior público de sua história. Foram quase 3 mil congressistas presentes, o segundo maior público de pediatras reunidos em um evento no Brasil, ficando atrás somente do Congresso Brasileiro de Pediatria.

De acordo com Claudio Barsanti, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), o programa deste evento foi elaborado cuidadosamente com o intuito de contemplar temas do interesse da plateia e palestrantes. “Preparamos uma programação que procurou atingir as exigências de um seleto público e, com a integração de várias entidades, esse evento permitiu um aprimoramento, dadas as incontáveis experiências e informações compartilhadas. Esperamos que todo esse conhecimento seja utilizado em benefício das crianças e dos adolescentes, o que certamente resultará em satisfação para o Pediatra”, ressalta.

A programação científica englobou atividades simultâneas com a explanação de diversos temas de grande relevância na emergência pediátrica, bem como foi criado o “Big Round” onde promoveu-se discussões sobre temas de emergência em diferentes especialidades pediátricas, tais como, Pneumologia, Endocrinologia, Nefrologia, Dermatologia, Reumatologia, entre outras. Tivemos ainda a apresentação de temas livres aprovados para apresentação oral.

Nas conferências foram debatidos temas como anafilaxia, cetoacidose diabética, traumatismo craniano, infecções das vias urinárias, púrpura fulminante, intoxicações exógenas, bronquiolite aguda, ortopedista no pronto socorro, emergências no paciente com doença falciforme, emergências oftalmológicas, entre outros. As mesas redondas colocaram em discussão pneumonias agudas, crises epiléticas, corpo estranho, insuficiênica hepática, uso racional de antibióticos na emergência, pacientes com necessidades especiais e muitas outras temáticas.

Outro destaque desse evento foi a entrega de placa comemorativa aos aprovados na primeira prova para obtenção do título de especialista em Emergência Pediátrica.

O evento promoveu a troca de experiências entre a plateia e palestrantes, com um adicional bastante importante que foi a participação de especialistas internacionais que trouxeram seus relatos a partir de contextos diferentes dos nossos. Vale destacar a presença dos colegas da Sociedade Latino-Americana de Emergências Pediátrias (SLEPE), apoiadores do evento.

Em breve a SPSP disponibilizará em seu site (spsp.org.br) as aulas apresentadas  durante o congresso. Além disso, elas também estão disponível no aplicativo Congresso de Urgências e Emergências Pediátricas.  Se você perdeu o evento, não perca a chance de se atualizar e programe-se para participar dos próximos eventos!

 

Da esquerda para direita: Luis Alexandre Borges, Sidney Ferreira, Sulim Abramovici, Oswaldo Bello, Claudio Barsanti, Luciana Rodrigues Silva, Hany Simon Junior, José Luiz Gomes do Amaral, Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck, Robson Freitas de Moura.

 

Público assiste à cerimônia de abertura