INDICAÇÃO DE CUIDADO PALIATIVO NEONATAL: DESAFIO E ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAÇÃO

Introdução: Nos últimos anos, houve uma crescente conscientização sobre a necessidade de fornecer cuidados paliativo de alta qualidade. Embora estes cuidados estejam ganhando espaço nas unidades neonatais, ainda estamos muito atrasados em relação aos serviços para crianças mais velhas e adultos. Os cuidados paliativos devem ser oferecidos desde o diagnóstico e durante todo o curso da doença limitante de vida ou que esta em risco, independente do desfecho
Objetivo: analisar o perfil dos recém-nascidos internados em unidade de terapia intensiva neonatal de uma maternidade universitária terciária no período de 12 meses e avaliar quantitativamente a necessidade de indicação de cuidados paliativos.
Métodos: Realizou-se um estudo retrospectivo, analisando prontuários dos pacientes internados em 2017 para coleta de dados e análise estatística descritiva.
Resultados: Foram avaliados 262 prontuários, sendo que destes foram selecionados 66 prontuários cujos pacientes apresentavam critérios de doenças limitantes de vida ou que estejam com a vida em risco, tais como prematuridade extrema, cardiopatias complexas, malformações complexas, hemorragia intraperiventricular grau IV e trissomia do 18. Destes, 42 foram a óbito e 24 evoluíram estáveis e receberam alta da unidade.
Foi observado que todos que evoluíram a óbito tiveram a realização de manobras de reanimação e uso de drogas vasoativas, mesmo quando a morte era um processo inevitável e irreversível. A equipe de cuidados paliativos não foi acionada para avaliação e acompanhamento de nenhum dos casos avaliados.
Conclusão: Observou-se uma população com indicação de cuidados paliativos que não receberam este cuidado, pela falta de solicitação da equipe, seja no grupo de finitude para qualificar o processo de morte e luto quanto para os que receberam alta da unidade com limitações de vida. Após a análise dos dados foi elaborado um fluxograma com critérios de elegibilidade para cuidados paliativos, visando auxiliar na decisão e acionamento da equipe.