Atualização em Emergências em São Paulo

Foi realizado, no dia 6 de agosto, na Associação Paulista de Medicina (APM), o Curso Teórico e Prático de Emergências Pediátricas, organizado pelo Departamento Científico de Emergências da SPSP e pela Diretoria de Cursos e Eventos da SPSP.

O curso teve coordenação de Hany Simon Jr., presidente do Departamento de Emergências da SPSP, e Adriana Vada Souza Ferreira, membro do Departamento.

A primeira parte do curso foi teórica e abordou parada respiratória, crise convulsiva, morte súbita e evento com risco aparente de morte e choque. A segunda parte foi prática e tratou de habilidades em vias aéreas, com utilização de manequins. Nas estações práticas os alunos treinaram intubação traqueal, utilização de máscara laríngea, manobras se ventilação com bolsa-valva-máscara e de desobstrução de vias aéreas em lactente e criança, entre outras práticas de emergência. O evento contou com a participação de 69 pediatras – 40 da capital e 29 do interior de São Paulo.

O Curso Teórico e Prático de Emergências Pediátricas já aconteceu em Presidente Prudente e também na sede da SPSP em São Paulo, para um número menor de pediatras. O sucesso alcançado nessas duas primeiras edições do curso pediu sua realização em local que pudesse receber maior número de interessados na capital. Graças à grande procura, planeja-se a realização de outros cursos de atualização em Emergências Pediátricas, nos mesmos moldes deste, em outras Regionais da SPSP e também na capital do Estado.

O curso recebeu apoio da Nestlé Nutrition.

 

Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 15/08/2011.

 

Assessoria de Imprensa SPSP

Pediatras assistem à aula teórica no curso de Emergências Pediátricas.

 

Assessoria de Imprensa SPSP

Bonecos e aparelhos utilizados nas aulas práticas do curso.
 

Assessoria de Imprensa SPSP

Membros do Departamento de Emergências da SPSP que organizaram e realizaram o curso teórico prático na APM.