Fevereiro Safira – Primeiros mil dias: pelo futuro das crianças


Texto divulgado em 30/01/2024


A campanha Fevereiro Safira – Primeiros mil dias: pelo futuro das crianças tem o objetivo de conscientizar a comunidade médica e a população sobre a importância dos cuidados com o bebê nessa fase, que compreende os 270 dias de gestação somados aos dois primeiros anos de vida, período fundamental para que a criança possa atingir o seu potencial máximo de crescimento e desenvolvimento.

“Durante os mil dias é possível impactar na redução da mortalidade e danos ao crescimento e neurodesenvolvimento futuro da criança. Pode-se, também, caminhar na prevenção das denominadas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) durante a vida adulta, como a síndrome metabólica – caracterizada por diabetes, dislipidemia e hipertensão arterial – e, ainda, alguns tipos de cânceres. Nessa fase, mecanismos epigenéticos, que podem alterar a estrutura do DNA, levam ao risco do desenvolvimento dessas doenças, portanto, evitar a subnutrição e a obesidade durante os mil dias é crucial na prevenção das DCNT. As intervenções básicas propostas no período dos primeiros mil dias consistem, dessa maneira, em assegurar à mulher controle de saúde no pré-natal e nutrição adequada durante a gestação e lactação. Além disso, o leite materno é fundamental para garantir a boa nutrição da criança, uma vez que se trata do alimento que melhor atende às necessidades nutricionais dos lactentes.”

 Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

“A campanha Fevereiro Safira – Primeiros mil dias tem sua origem em uma ação que decorreu de uma série de estudos publicado na revista Lancet, desde 2013, que teve vertentes bastante importantes no atendimento das crianças, como por exemplo a questão da nutrição, além de outras relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, parentalidade, entre outras. A escolha desse período da vida como tema de uma das campanhas da SPSP se deve ao crescimento acelerado, tanto físico quanto do sistema nervoso, e a importância dos nutrientes e estímulos adequados que favoreçam a saúde e o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança para a fase adulta. Neste ano, em especial, a ação se ampliará para além dos mil dias, pois irá abordar o planejamento familiar e as consequências dos mil dias durante a primeira infância, após os dois primeiros anos de vida, e também dos programas que foram desenvolvidos para o atendimento da gestante e criança nesse período.”

Rubens Feferbaum, presidente do Núcleo de Estudos dos Mil Dias da SPSP e coordenador da Campanha Fevereiro Safira – Primeiros mil dias: pelo futuro das crianças  

O vídeo abaixo faz parte da Campanha Fevereiro Safira da SPSP e conta com o apoio da CPTM que reproduz seu conteúdo nos displays de suas plataformas e estações.

Organização: Grupo de Trabalho dos Mil Dias

🎗️Abrace essa ideia, compartilhe.


Documentos da Campanha:

 


Confira notícias do SPSP na Mídia, informações no blog Pediatra Orienta, Documentos Científicos, Cursos e Eventos e tudo o que já foi publicado pelos os Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e Núcleos de Estudos da SPSP, acesse aqui