Campanha Março Lilás – Atenção ao Cuidado do Bebê Prematuro

Este mês a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promove a campanha Março Lilás – Atenção ao cuidado do bebê prematuro (todo recém-nascido que nasce antes de completar 37 semanas de gestação), com o objetivo de informar e capacitar equipes médicas sobre os cuidados e desafios relacionados à prematuridade não só durante a internação, mas também após a alta hospitalar. A campanha também visa levar informações às famílias sobre os principais cuidados com estes “pequenos” pacientes.

“Um dos motivos pelos quais escolhemos esse tema para a campanha de março foi devido ao aumento no número de casos de prematuros no Brasil e em São Paulo. Além do índice elevado de prematuridade, também observamos um número crescente de prematuros com idades gestacionais mais baixas. Dessa forma, é fundamental que haja uma atenção muito bem-feita no acompanhamento dessa criança. Felizmente a atenção neonatal se desenvolveu muito nas últimas décadas e, atualmente, o cuidado ao bebê prematuro, mesmo aqueles com menos idade e peso, tem obtido muito mais sucesso. Como existem riscos diretamente relacionados à prematuridade, é imprescindível que tenhamos equipes de médicos e outros profissionais de saúde devidamente capacitados para o atendimento a essa população, para que sejam efetuadas todas as condutas necessárias, desde tratamentos até o acompanhamento destes bebês, tanto hospitalar quanto pós-hospitalar, evitando-se quaisquer sequelas possíveis da prematuridade.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

“A campanha Março Lilás representa todo o cuidado exigido ao recém-nascido prematuro. Nosso país ocupa o 10º lugar entre os países com maior número de nascimentos prematuros do planeta, lista que é encabeçada pela Índia e pela China. Além disso, a prematuridade continua sendo um importante problema de saúde nas nossas crianças, sendo uma das principais causas de mortalidade infantil no Brasil, ao lado das malformações congênitas e das doenças infeciosas. Esta ação é, portanto, uma maneira de mostrar apoio a essas famílias e destacar a necessidade de melhorar a assistência médica para os bebês prematuros, que muitas vezes necessitam ser cuidados em unidades de terapia intensiva neonatal por períodos longos, de semanas ou meses, no caso dos nascidos extremamente prematuros. Este ano, como parte das ações da campanha, a SPSP realizará, no dia 16/03, o Café da Manhã com o Professor – Atualização no Tratamento do Canal Arterial no Prematuro, evento direcionado a pediatras, que tem por objetivo promover atualização sobre o tema, com foco no tratamento farmacológico, por radiologia intervencionista, e cirúrgico.”

Celso Moura Rebello, presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SPSP e coordenador da Campanha Março Lilás – Atenção ao cuidado do bebê prematuro

Organização: Departamento Científico de Neonatologia da SPSP

 

O vídeo abaixo faz parte da Campanha Março Lilás da SPSP e conta com o apoio da CPTM que reproduz seu conteúdo nos displays de suas plataformas e estações.

Organização: Departamento Científico de Neonatologia


🎗️Abrace essa ideia, compartilhe.

 


Documentos da Campanha:


SPSP disponibilizou o e-book Manual de Orientação aos pais, familiares e cuidadores de prematuros após a alta hospitalar. O Manual é gratuito, clique aqui e baixe o seu!


Confira notícias do SPSP na Mídia, informações no blog Pediatra Orienta, Documentos Científicos, Cursos e Eventos e tudo o que já foi publicado pelos os Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e Núcleos de Estudos da SPSP, acesse aqui