CBHPM – Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos

  1. Em 31/05 deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 3466/04, que cria o rol de procedimentos e serviços médicos para o setor de saúde suplementar com base na CBHPM. A decisão da Câmara dos Deputados de referenciar a CBHPM como base para a criação do Rol de Procedimentos e Serviços Médicos confirma o respeito com o trabalho sério realizado pelas entidades médicas nacionais em defesa da oferta da saúde de qualidade à população. José Luiz Gomes do Amaral, presidente da AMB, declarou: “Foi uma expressiva vitória do povo brasileiro, e esperamos agora que o Senado aprecie o assunto com a mesma sensibilidade da Câmara. A matéria completa pode ser apreciada no portal da Associação Médica Brasileira (AMB) .
  2. Durante o encontro entre a Comissão Nacional de Consolidação e Defesa da CBHPM e as Comissões Estaduais de Honorários Médicos, em 06/07/2007, foi consenso que as entidades médicas estaduais devem procurar cada senador a fim de ressaltar a importância do Projeto de Lei da CBHPM (PLC 39/07) para a classe médica e a saúde dos brasileiros. A matéria completa pode ser apreciada no portal da AMB .
  3. A Associação Médica Brasileira, o Conselho Federal de Medicina e a Federação Nacional dos Médicos, em conjunto com as Sociedades de Especialidade, editaram a 4ª edição da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), totalmente revisada e atualizada, lançada pela AMB, pelo CFM e pela FNM , em conjunto com as Sociedades de Especialidades. Em relação à edição anterior, alguns procedimentos foram eliminados, outros incluídos ou modificados.
    Quem deseje adquirir a última edição da CBHPM deverá solicitá-la a AMB pelo telefone   0 XX 11 3178-6800, ou por meio do endereço eletrônico da AMB.

Informações fornecidas pelo Dr. Claudio Barsanti – Diretoria de Defesa Profissional da SPSP – gestão 2006-2009

Texto divulgado em 21/08/2007.