No dia 28 de abril, aconteceu o Encontro com o Especialista – Hesitação Vacinal: o que o pediatra precisa saber. Uma visão 360º, em prol da campanha Abril Azul. O evento, realizado ao vivo, com transmissão pela plataforma Zoom da SPSP, e organizado pela Diretoria de Cursos e Eventos e Departamento Científico (DC) de Imunizações da SPSP, teve por intuito capacitar médicos e profissionais da saúde no enfrentamento da hesitação vacinal, com um olhar humanizado e escuta empática, reforçando as habilidades de comunicação baseada em evidências.
A atividade foi coordenada por Renato de Ávila Kfouri, presidente do DC de Imunizações da SPSP, tendo a participação de Marco Aurélio Sáfadi, membro do DC de Imunizações da SPSP, que coordenou e moderou a mesa sobre o tema e também realizou a abertura do evento em conjunto com o presidente da SPSP, Sulim Abramovici. Além disso, contou com a presença de Mônica Levi, membro do DC Imunizações da SPSP, e Natalia Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência.
As apresentações discutiram O fenômeno da hesitação: de onde surge, como se dissemina – as principais falácias, O papel e a responsabilidade do pediatra na confiança em vacinas e Entendendo o comportamento hesitante: como responder. Antes do encerramento da atividade, os especialistas responderam perguntas do público.
A gravação deste Encontro com o Especialista estará disponível em até 10 dias depois do evento no portal SPSP Educa (www.spspeduca.org.br).
–
–
| Programação |
|---|
| 19h30 – 21h30 – Mesa redonda – Hesitação vacinal: uma visão 360º Coordenador e moderador da mesa: Dr. Marco Aurélio Sáfadi |
| 19h30 – 19h35 – Abertura Dr. Sulim Abramovici e Dr. Marco Aurélio Sáfadi |
| 19h35 – 19h50 – O fenômeno da hesitação: de onde surge, como se dissemina – as principais falácias Dr. Renato de Ávila Kfouri |
| 19h50 – 20h05 – O papel e a responsabilidade do pediatra na confiança em vacinas Dra. Mônica Levi |
| 20h05 – 20h35 – Entendendo o comportamento hesitante: como responder Dra. Natalia Pasternak |
| 20h35 – 21h00 – Responder perguntas e encerramento |
–
Dr. Sulim Abramovici
Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo – SPSP
Médico Pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Marco Aurélio Sáfadi
Membro do Departamento Científico de Imunizações da – SPSP
Professor Adjunto e Diretor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP
Dr. Renato de Ávila Kfouri
Presidente do DC de Imunizações da SPSP
Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIm
Dra. Mônica Levi
Membro do DC Imunizações da SPSP
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações
Dra. Natalia Pasternak
Presidente do Instituto Questão de Ciência
Professora Pesquisadora na Columbia University
–
Apoio: Sanofi
“Este evento recebeu patrocínio de empresas privadas, em conformidade com a Lei nº 11.265, de 3 de janeiro de 2006”. “Compete de forma prioritária aos profissionais e ao pessoal de saúde em geral estimular a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e continuando até dois anos de idade ou mais“. Portaria nº 2.051 de 08/11/2001 – MS e Resolução nº 222 de 05/08/2002 – ANVISA
