Música para as crianças hospitalizadas no ICr

No dia 10 de agosto último, as crianças hospitalizadas no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, foram presenteadas com música. O evento fez parte do projeto Música nos Hospitais, organizado pela Associação Paulista de Medicina e a Sanofi, que há oito anos acreditam na importância de tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e mais presente na comunidade.

Implantado inicialmente na cidade de São Paulo em 2004, o projeto já percorreu 10 cidades do interior paulista e instituições hospitalares de cinco cidades brasileiras, beneficiando mais de 25 mil pessoas em 100 apresentações. A Orquestra do Limiar, composta por 14 jovens músicos e regida pelo médico, maestro e compositor Samir Wady Rahme, dá grande destaque a autores nacionais e faz um passeio pela história da música mundial, com composições representativas de várias escolas e épocas. Além de promover a popularização da música erudita, o projeto Música nos Hospitais proporciona aos pacientes, médicos, funcionários e visitantes uma pausa na difícil rotina do ambiente hospitalar.

Em 2011, o projeto é dedicado principalmente às crianças hospitalizadas. Os hospitais pediátricos e os serviços de pediatria das instituições escolhidas contarão com um repertório que incluirá desde peças infantis até obras especialmente selecionadas para introduzir os mais jovens no mundo da música clássica. O programa conta com o apoio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

“Só temos que apoiar e parabenizar os organizadores pela iniciativa. A criança hospitalizada está fora do seu ambiente natural e esse momento de música pode trazer conforto para ela e para sua família, sem esquecer a influência que a música também pode ter nos profissionais que trabalham nos hospitais”, comentou Lílian dos Santos Rodrigues Sadeck, da diretoria de Cursos e Eventos da SPSP.

Confira a programação do projeto Música nos Hospitais no site da APM (http://www.apm.org.br/musica-nos-hospitais.aspx).

Assessoria de Imprensa – SPSP
Texto divulgado em 18/08/2011.

 

Assessoria de Imprensa SPSP

O médico, maestro e compositor Samir Wady Rahme e a Orquestra do Limiar tocam para as crianças hospitalizadas no auditório do Instituto da Criança.
 

Assessoria de Imprensa SPSP

Momento em que a orquestra toca a música “Meu pintinho amarelinho” e as crianças se divertem com o boneco.
 

Assessoria de Imprensa SPSP

Lílian dos Santos Rodrigues Sadeck, da diretoria de Cursos e Eventos da SPSP, esteve presente no evento musical.