Nota de esclarecimento sobre higiene oral

Nota de esclarecimento sobre higiene oral

Recentemente, os odontopediatras e dentistas em geral receberam inúmeros questionamentos sobre a indicação de produtos para limpeza/ higiene dos dentes, que foram comentados na mídia não especializada.

Diante de tanta polêmica, o Grupo de Saúde Oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo, seguindo as normas e orientações da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABOdontopediatria) esclarece aos pais e pediatras que a higiene bucal diária da criança deve ser realizada com escova dental apropriada e uso de pasta de dente fluoretada. O flúor é um componente fundamental para a prevenção da cárie dentária e seu uso, através de dentifrícios em concentração acima de 1000 ppm (partes por milhão), é reconhecidamente um fator de proteção.

A utilização de substâncias sem a devida comprovação científica dos seus efeitos pode trazer prejuízos importantes para a saúde, não só pelos riscos de seu uso, mas também porque pode substituir as substâncias que são cientificamente consagradas como benéficas.

Atualmente a melhor conduta para a prevenção da cárie dentária é a adoção de uma alimentação saudável e equilibrada, onde o consumo de açúcar seja muito controlado e a higiene dentária seja realizada com uso de dentifrício fluoretado, práticas já comprovadas por evidência científica.

A saúde bucal é um direito de todos os indivíduos e está intimamente relacionada à qualidade de vida.

Mais informações através dos links :
http://www.pediatraorienta.org.br/pasta-fio-dental-verniz-de-fluor-e-selante-como-usar/
http://abodontopediatria.org.br/site/?p=777

___
Relator:
Grupo de Saúde Oral da SPSP.

Publicado em 28/03/2017.
photo credit: Collusor | Pixabay.com

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.