Nota de Falecimento: Professor Júlio Toporovski

Em 17 de março de 2024, a Pediatria Brasileira perdeu o Prof. Dr. Júlio Toporovski, dois dias antes de completar 94 anos de idade. Uma vida dedicada à Pediatra Brasileira e pioneiro na Nefrologia Pediátrica. Um homem à frente de seu tempo, tendo dado um grande exemplo, quando Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (1988-1989), ao conseguir junto ao Governo do Estado de São Paulo a implantação do Programa da Mãe Participante – da obrigatoriedade de um acompanhante da família permanecer junto à criança enquanto internada.

Como resultado, houve melhora significativa dessas crianças, principalmente com os cuidados maternos. No Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e como Chefe do Departamento de Nefrologia Pediátrica fez com que se tornasse um dos serviços de referência em Nefrologia tanto no Brasil como em países da América do Sul, formando médicos nefrologistas em praticamente todos os estados brasileiros e países sul-americanos.

Estimulou a formação de programas de atuação em todas as áreas da Pediatria e foi o idealizador do programa de pós-graduação em Pediatria na Santa Casa, do qual se orgulhava muito.

Prof. Dr. Júlio tinha duas características marcantes em sua vida profissional:

1 – Ensinar – tinha prazer em transmitir seus conhecimentos, sempre baseado no que de mais novo havia na literatura. Estimulava todos a estudarem para que evoluíssem, tanto para aqueles que se tornariam clínicos quanto para aqueles que seguiriam a carreira acadêmica.

2 – Tratar bem os doentes – fazia questão que sempre tratássemos bem e com respeito os pacientes e suas famílias, principalmente os menos favorecidos – fazia disso um ponto de honra.

Recebeu em vida as mais variadas e merecidas homenagens de sociedades científicas nacionais e internacionais. Era uma referência entre seus pares.

Com o tempo tive o privilégio também de conviver com ele fora do ambiente profissional, Prof. Júlio tinha muito orgulho de sua família, de sua esposa Dona Dora com quem falava com carinho e de seus filhos: Mauro, hoje também Professor de Pediatria, Jairo e Rochele.

Recebia sempre alunos e professores em sua casa, todas as vezes com um sorriso e preparava um jantar muitas vezes de última hora. Falava com prazer dos netos e bisnetos e sempre procurou tê-los à sua volta.

Não falava somente de Medicina, foi um ávido leitor e cinéfilo, adorava discutir ou indicar um livro que tinha lido ou um filme que tivesse assistido.

Deixa um legado tanto do ponto de vista científico como humanista que será lembrado para sempre na Pediatria e Nefrologia Pediátrica brasileiras.

 

Rubens Wolfe Lipinski
Membro do Departamento Científico de Nefrologia da SPSP