O que é alergia crônica?

O que é alergia crônica?

Alergia é uma reação aumentada do sistema imunológico a substâncias que geralmente são inofensivas ao organismo e ocorre em indivíduos geneticamente predispostos. Podemos chamá-la de crônica quando dura muito tempo, tendendo a surgir e a desaparecer inúmeras vezes no decorrer de meses a anos. Pode ser respiratória, como na rinite alérgica (coceira, entupimento nasal e espirros) e na asma (chiado, tosse e cansaço). Também pode acontecer na pele, como na dermatite atópica (vermelhidão, coceira, caroços e descamação) e na urticária (vermelhidão, coceira e vergões).

Uma criança que convive com esse tipo de sintomas prolongados tem a sua qualidade de vida prejudicada. Na dermatite atópica, há coceira especialmente à noite, prejudicando o sono e podendo ter consequências importantes no rendimento escolar, bem como na autoestima da criança. A asma, quando não tratada, pode levar a criança ao risco de vida. Basta o paciente contrair uma gripe para ter cansaço e falta de ar importantes, que indicam internação até em UTI. A rinite, quando crônica, além do entupimento nasal, apresenta obstrução das vias aéreas, com aumento e inflamação das amigdalas, respiração oral, prejuízo da mastigação, deglutição, fala, além de sono agitado.

Portanto, os pais devem ficar atentos aos sintomas apresentados pelos seus filhos e buscar o auxílio de um alergista pediátrico o quanto antes. O tratamento que a criança poderá receber depois da avaliação detalhada do médico inclui desde a prevenção, na tentativa de evitar os agentes responsáveis pelas crises na rotina da criança, até a terapia farmacológica.

Os medicamentos mais utilizados são os tópicos, incluindo a forma inalatória nas alergias respiratórias. Mas dependendo do tipo de alergia, do estágio e da gravidade da doença podem ser utilizadas terapias orais e até injetáveis (biológicos).

Não espere o seu (sua) filho(a) se prejudicar para procurar ajuda; alergia tem prevenção e tratamento.

 

Relatora:
Vera Esteves Vagnozzi Rullo
Vice-Presidente do Departamento Científico de Alergia e Imunologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo