13 de Dezembro – Dia do Cego

13 de Dezembro – Dia do Cego

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 13/12/2021


Nesse dia é importante alertarmos os pais sobre a cegueira infantil, suas principais causas, as consequências no desenvolvimento da criança e como podemos prevenir.

O controle da cegueira infantil foi tema de alta prioridade da Organização Mundial de Saúde no programa VISÃO 2020, que teve como objetivo avaliar e reduzir as causas de cegueira e baixa visão em crianças até 2020.

As causas variam conforme o nível socioeconômico do país, acometendo mais a córnea -por falta de vitamina A ou sarampo – na Índia e em outros países asiáticos, até comprometimento do nervo óptico nos países mais ricos.

No Brasil e na América Latina, ocorre uma mistura de prováveis causas, em que a retinopatia da prematuridade e a catarata congênita são as que mais prevalecem.

A maioria das causas de cegueira na criança pode ser evitada ou prevenida. Estima-se que metade das crianças cegas poderia ter tido a causa primária da cegueira evitada ou, se tratada precocemente, não chegaria a perda da visão.

O que pode ser feito para prevenir esta situação tão grave?


– Um atendimento perinatal evitando hipóxia ou falta de oxigênio na hora do parto pode evitar danos no cérebro e na visão central;

– Uma atenção adequada ao bebê prematuro, com exame da retina ainda no berçário, pode evitar danos na retina que, se tratados precocemente, evitam a cegueira;

– Um exame no berçário chamado teste do olhinho (Teste do Reflexo Vermelho), obrigatório por lei no Brasil, pode detectar alterações na transparência da córnea e do cristalino, como a catarata congênita, que deve ser avaliada e tratada pelo Oftalmologista o mais precocemente possível. Além da atenção no pré-natal à gestante com exames que detectam a rubéola, principal causa de catarata congênita no Brasil. 

A criança quando nasce não tem a visão completamente desenvolvida, por isso todo e qualquer problema que afete um ou ambos os olhos vai comprometer o desenvolvimento da visão de forma irreversível.

Esses cuidados que começam no berçário se estendem na primeira infância, quando a detecção precoce do glaucoma congênito e do retinoblastoma, que é o tumor da retina, quando tratados precocemente, podem evitar a cegueira.

O primeiro exame de refração para avaliar a necessidade de óculos, deve ser realizado antes dos três anos de idade, pois altos graus de ametropia (também conhecida como erro de refração, é um defeito de visão decorrente da focalização inadequada da luz que chega à retina – os tipos mais comuns de ametropia são: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) e diferença de grau entre um olho e outro, não percebidos sem um exame oftalmológico, podem levar a ambliopia que é o não desenvolvimento das vias visuais por falta de estímulo visual.

Crianças com cegueira ou baixa visão apresentam um desenvolvimento geral motor e cognitivo comprometidos, além do impacto emocional para a criança e seus pais. Por isso, se faz necessário e premente a especial atenção para essa questão tão grave e não só no Dia do Cego. 

Relator:

Márcia Keiko Uyeno Tabuse

Presidente do Departamento Científico de Oftalmologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: lucidwaters | depositphotos.com.br