Campanha Outubro Verde – Mês do Combate à Sífilis congênita

Texto divulgado em 01/10/2023


A Campanha Outubro Verde – Mês do Combate à Sífilis Congênita, promovida pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) tem por objetivo trazer para discussão a situação da sífilis congênita, que representa um enorme desafio aos médicos pediatras, devido ao aumento progressivo das taxas de transmissão vertical. Desde então, a campanha visa chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico e do tratamento da sífilis congênita na gestante, pois é a melhor forma de prevenir ou tratar a doença.

“A sífilis congênita é causada pelo Treponema pallidum e a infecção por essa bactéria ocorre já durante a gestação, via transplacentária, atingindo o feto. A prevenção da doença é feita através da detecção da sífilis na gestante e seu tratamento, realizado com penicilina, o que evitará a transmissão da doença da mãe para seu filho. Quando a prevenção durante a gestação não é realizada, o diagnóstico e o tratamento da sífilis congênita devem ser feitos logo após o nascimento. Se não forem realizados, estas crianças portadoras do Treponema pallidum podem evoluir silenciosamente com alterações e complicações irreversíveis, tais como alterações no sistema nervoso central, retardo mental, convulsões, alterações nos ossos, na dentição, na audição e na visão.”

Lilian dos Santos R. Sadeck, coordenadora da Campanha Outubro Verde: Combate à Sífilis Congênita da SPSP

“Se diagnosticada durante a gestação e realizado tratamento adequado, é possível evitar a transmissão da sífilis para o feto. Esta é uma infecção que pode ser muito grave, com inúmeras alterações, podendo levar, inclusive, à morte do bebê. A campanha Outubro Verde tem sido muito importante para alertar a população, uma vez que os números de sífilis congênita no país e no mundo são alarmantes e preocupantes. Se houver adequados acompanhamento pré-natal, diagnóstico e tratamento, a transmissão da doença ao bebê será evitada, bem como graves complicações que a criança poderá apresentar posteriormente.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

Para este ano, foi programado um Encontro com o Especialista, que ocorrerá  no dia 26 de outubro, das 19h30 às 21h00, via on line, com o objetivo de atualizar profissionais da saúde sobre a situação atual da sífilis na gestante e da sífilis congênita no Estado de São Paulo. Nesse evento, haverá a participação de Carmen Silvia Bruniera Domingues, do Centro de Referência e Treinamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids da Secretaria do Estado de São Paulo.

Organização: Grupo de Trabalho de Prevenção e Tratamento da Sífilis Congênita da SPSP

O vídeo abaixo faz parte da Campanha Outubro Verde da SPSP e conta com o apoio da CPTM que reproduz seu conteúdo nos displays de suas plataformas e estações.

🎗️Abrace essa ideia, compartilhe.

 

 


Documentos da Campanha:

 


Confira notícias do SPSP na Mídia, informações no blog Pediatra Orienta, Documentos Científicos, Cursos e Eventos e tudo o que já foi publicado pelos os Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e Núcleos de Estudos da SPSP, acesse aqui