Campanha Agosto Dourado – Juntos pela Amamentação

Texto divulgado em 01/08/2025


A campanha Agosto Dourado: juntos pela amamentação, coordenada pelo Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), visa sensibilizar profissionais de saúde e população em geral para a importância do aleitamento materno. Anualmente, a WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) define o slogan da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). A iniciativa tem por objetivo sensibilizar e mobilizar a população mundial em relação aos diversos assuntos relacionados à amamentação, bem como criar desafios e propostas. A campanha Agosto Dourado procura alinhar sua programação com o conteúdo escolhido para a SMAM.

Conforme explica Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da SPSP, o Agosto Dourado foi criado com o intuito de promover e apoiar esse ato de amor e saúde tão importante, para que a amamentação seja reconhecida como fundamental no desenvolvimento  infantil. “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis” é o tema definido para 2025 pela WABA para a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Segundo a coordenadora da campanha, Rosangela Gomes dos Santos, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP, aliado a esse slogan tão impactante, o Agosto Dourado destaca como sua principal ação deste ano informar as pessoas sobre seu papel na criação de ambientes sustentáveis e de apoio à amamentação.

A médica afirma que, além disso, objetiva interagir com organizações, visando melhorar a colaboração e o apoio contínuo ao aleitamento materno como um componente vital na preservação do meio ambiente, livre de resíduos plásticos,  latas e da contaminação da água pelo uso de fórmulas infantis. “O apoio à amamentação começa no período pré-natal, com profissionais de saúde treinados para fornecer orientações claras, tranquilizadoras e qualificadas, e deve ser contínuo durante a internação hospitalar e, sobretudo, após a alta, uma vez que as mães precisam de ajuda para lidar com os desafios desse período, ganhar confiança e equilibrar o aleitamento materno com o retorno ao trabalho”, ressalta, enfatizando que empoderar as mulheres em todos os contextos, inclusive durante o retorno ao trabalho, é essencial para manter a amamentação e alcançar a igualdade de gênero.

Na opinião de Barsanti, embora exista a possibilidade de uma alimentação que não seja o leite materno, esta escolha deve ser sempre exceção. “A regra é o aleitamento materno que, entre outras vantagens, atua na prevenção de doenças crônicas, alergias ou alterações orgânicas, criando um elo poderoso de amor entre a mãe e o bebê, ou seja, traz benefícios não só no presente, mas por toda a vida”, esclarece, salientando que a  campanha pretende abranger tanto os profissionais da saúde quanto a sociedade em geral. “Para o primeiro público, realizaremos encontros e reuniões específicas sobre o tema, discutindo inúmeros aspectos relacionados à amamentação. Para a população em geral, divulgações através da imprensa e outras atividades já estão sendo planejadas”, conclui o pediatra.

Organização: Departamentos Científicos de Aleitamento Materno

🎗️Abrace essa ideia, compartilhe.


Documentos da Campanha:

 


Confira notícias do SPSP na Mídia, informações no blog Pediatra Orienta, Documentos Científicos, Cursos e Eventos e tudo o que já foi publicado pelos os Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e Núcleos de Estudos da SPSP, acesse aqui