Campanha Janeiro Bronze: Cuidados com as Crianças no Verão

 

 

Cuidados com as crianças no verão é o tema da campanha Janeiro Bronze, que busca alertar a comunidade médica e a população em geral sobre a importância da prevenção dos efeitos da exposição solarCom as férias escolares, esse é o período de diversão das crianças, seja em casa, na praia, no clube ou no parque, mas é preciso ter muita atenção com os pequenos durante a estação mais quente do ano.

“A campanha Janeiro Bronze tem por objetivo discutir um tema muito importante nesta época, que é a preocupação com os cuidados que devem existir com as crianças e adolescentes durante o verão, sobretudo no momento das férias escolares, em que a exposição solar aumenta exponencialmente e, com isso, precisamos estar atentos aos riscos relacionados a essa exposição. Entre os cuidados, principalmente com as crianças menores, devemos aumentar a oferta de líquidos, para evitar sua desidratação, e sempre lembrar do uso dos protetores solares, fundamentais para barrar os malefícios dos raios ultravioleta e que devem ser utilizados em todo o corpo, mesmo quando as crianças estiverem vestidas, uma vez que essa é uma forma de prevenção não só de queimaduras, mas até mesmo de futuras lesões de pele.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

“A pele da criança é diferente da do adulto, é uma pele desprotegida, portanto mais suscetível a fenômenos irritativos e quadros alérgicos, daí a necessidade de cuidados mais intensos com a pele dos pequenos durante todo o verão. Através da campanha Janeiro Bronze, ressaltamos a prevenção do câncer de pele e dos danos solares na infância e adolescência. Isso é de fundamental importância, uma vez que a exposição da pele ao sol tem efeito cumulativo; a radiação à qual as crianças são expostas nos primeiros dias de vida ficará permanentemente na pele. Sendo assim, é essencial cuidar para que crianças e adolescentes fiquem protegidos tanto em relação aos efeitos imediatos da exposição solar – queimaduras, brotoejas, infecções de pele e dermatoses, por exemplo – como também dos efeitos silenciosos do sol a médio e longo prazo, como lesões pigmentadas (pintas), que podem apresentar um curso benigno ou não ao longo da vida.”

Selma M. F. Hélène, presidente do Departamento Científico de Dermatologia da SPSP e coordenadora da Campanha Janeiro Bronze – Cuidados com as crianças no verão

O vídeo abaixo faz parte da Campanha Janeiro Bronze da SPSP e conta com o apoio da CPTM que reproduz seu conteúdo nos displays de suas plataformas e estações.

Organização: Departamento Científico de Dermatologia da SPSP

 


Documentos da Campanha:

 


Confira notícias do SPSP na Mídia, informações no blog Pediatra Orienta, Documentos Científicos, Cursos e Eventos e tudo o que já foi publicado pelos os Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e Núcleos de Estudos da SPSP, acesse aqui