Campanha Janeiro Bronze: Cuidados com as Crianças no Verão

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 31/12/2020


“A campanha Janeiro Bronze destaca o verão e a proteção da pele de crianças e adolescentes, mas também aborda os cuidados com a hidratação e com a alimentação nessa época. Janeiro é o momento de diversão das crianças, seja em casa, na praia, no clube, no parque. Portanto, é preciso ter a devida atenção com os fatores de risco ligados à estação mais quente do ano.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da SPSP

 

 

A campanha Janeiro Bronze – Cuidados com as crianças no verão busca alertar a comunidade médica e a população em geral sobre a importância da prevenção dos efeitos imediatos da exposição solar – queimaduras, brotoejas, infecções de pele e dermatoses, por exemplo – como também dos efeitos silenciosos do sol em médio e longo prazo, como lesões pigmentadas (pintas), que podem apresentar um curso benigno ou não ao longo da vida.

Os pediatras têm papel importante em relação aos cuidados que as crianças devem ter durante o verão, não só por fazerem o acompanhamento desde o momento do nascimento até a adolescência, mas também por serem os principais orientadores dos bons hábitos de saúde, higiene e proteção durante a infância.

A campanha está sob a coordenação do Departamento Científico de Dermatologia da SPSP
 .

 

 

“A prevenção dos danos  solares  imediatos e futuros deve começar desde bebê, principalmente no dia a dia, na escola e no lazer diário. No verão, as medidas devem ser redobradas devido à exposição mais prolongada.”

Tânia Zamataro, presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da SPSP

 

Organização: Departamento Científico de Dermatologia da SPSP


Documentos da Campanha:

 


Confira notícias do SPSP na Mídia, informações no blog Pediatra Orienta, Documentos Científicos, Cursos e Eventos e tudo o que já foi publicado pelos os Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e Núcleos de Estudos da SPSP, acesse aqui