Janeiro Bronze – Cuidados com as crianças no verão!

Janeiro Bronze – Cuidados com as crianças no verão!

Texto divulgado em 01/01/2024


A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promove em janeiro a campanha Janeiro Bronze: Cuidados com as crianças no verão!, um tema de grande relevância para esta época do ano, uma vez que a exposição ao sol pode trazer sérias  consequências a curto e a longo prazo à saúde das crianças e dos adolescentes, como desidratação, queimaduras, envelhecimento precoce, acúmulo de radiação na infância com possibilidade de carcinomas na fase adulta, além do melanoma maligno, um dos cânceres de pele mais agressivos.

“O tema da campanha de janeiro – Cuidados com as crianças no verão – é bastante oportuno, pois a tão esperada estação eleva as temperaturas e há um aumento da exposição solar das crianças, inclusive por ser período de férias escolares. Dessa maneira, os cuidados nesse período devem ser redobrados em relação à hidratação, à alimentação, ao vestuário e ao tempo de exposição ao sol. Problemas como diarreia, viroses, micoses e bicho-geográfico são muito comuns nos consultórios pediátricos durante a estação mais quente do ano, por isso, é fundamental que algumas medidas sejam adotadas: adequada higiene, aumento na ingestão de água (atenção à procedência!), consumo de alimentos leves, uso de roupas com tecidos finos e cores claras e, é claro, a utilização de filtro solar sempre, além do uso de sandálias e chinelos, evitando que as crianças andem descalças em superfícies sujas e contaminadas.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

“Janeiro Bronze – Cuidados com as crianças no verão! busca alertar a comunidade médica e a população em geral sobre a importância da prevenção dos efeitos imediatos à exposição solar, como queimaduras, brotoejas, infecções de pele e dermatoses, por exemplo – assim como os efeitos silenciosos do sol a médio e a longo prazo, como nevos melanocíticos (as chamadas pintas), que podem apresentar um comportamento benigno ou darem origem ao melanoma maligno. A maior quantidade de radiação é absorvida durante a infância e adolescência – por volta de 80% de toda a radiação solar que tomamos durante a vida toda. Isso porque é na infância e na adolescência que ficamos mais tempo expostos em ambientes abertos, pegando sol sem as devidas proteções, como o uso do protetor solar, com atenção aos horários de pior radiação (período das 10h às 16h), além de roupas e bonés/chapéus. Lembrar que a proteção se faz quando adotamos todas as medidas juntas e que a prevenção deve começar sempre na infância, para redução drástica dos cânceres de pele na vida adulta.”

Selma Hélène, Presidente do Departamento Científico de Dermatologia da SPSP e coordenadora da Campanha Janeiro Bronze – Cuidados com as crianças no verão

Organização: Departamento Científico de Dermatologia da SPSP