Campanha Dezembro Vermelho: Prevenção de Acidentes na Infância e Adolescência


No último mês no ano, a SPSP promove a campanha Dezembro Vermelho – Prevenção de acidentes na infância e adolescência, tema de extrema importância, uma vez que os acidentes estão entre as principais causas de morbimortalidade na faixa etária pediátrica no mundo. O objetivo é alertar a população sobre os principais acidentes que acometem crianças e adolescentes, bem como os ambientes em que ocorrem e como preveni-los. Por conhecer todas as fases de desenvolvimento de crianças e adolescentes, o pediatra torna-se vital em uma campanha de educação, com a finalidade de reduzir estes acidentes.

“É fundamental discutirmos este tema para que a sociedade esteja atenta e para que os pediatras falem sobre os riscos dos acidentes às famílias. Muitas vezes os perigos estão muito próximos das crianças, mas não são percebidos pelos pais ou responsáveis. Algumas medidas simples podem evitar vários acidentes, como por exemplo não deixar medicamentos ou produtos químicos e de limpeza expostos às crianças; também é importante jamais armazená-los em garrafas de refrigerantes ou sucos, porque isso pode confundir a criança. Aproveitando esta época do ano em que acontecem as férias escolares e muitas famílias aproveitam para viajar, também é essencial abordar a segurança das crianças dentro dos veículos, pois os acidentes de trânsito são ainda bastante frequentes e, mesmo não ocorrendo o óbito, muitas vezes há sequelas graves que podem se perpetuar por toda a vida. Dessa forma, colocar esse assunto em discussão é muito importante não só entre profissionais de saúde, mas para toda a sociedade.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

“Os ‘acidentes’ ou lesões não intencionais são uma das principais causas de morte em crianças de todas as idades no mundo, além de deixarem sequelas tanto físicas quanto emocionais, muitas vezes duradouras. Quedas, queimaduras, asfixias, afogamentos, intoxicações e acidentes de trânsito são eventos que tiram ou destroem a vida de milhões de crianças e adolescentes no mundo; no Brasil, constitui-se na principal causa de morte de crianças e adolescentes entre um e 14 anos de idade. As lesões não intencionais são eventos previsíveis e preveníveis: mais de 90% desses acidentes podem ser evitados. O mundo vive uma era de maior preocupação com a prevenção de acidentes e várias organizações vêm contribuindo com campanhas de educação para reduzir os riscos destes eventos. A SPSP criou a campanha Dezembro Vermelho e participa de diversas ações, principalmente através do Departamento de Segurança, buscando conscientizar a população sobre a magnitude das lesões não intencionais – fatores de risco, consequências/impacto na saúde física e mental das crianças e adolescentes e medidas de prevenção. Em 2022, lançamos a campanha ‘Não se afogue’ e vários outros temas de prevenção foram abordados durante o ano através das campanhas do ‘Supersafe’. Neste ano, falaremos sobre a segurança de crianças em transportes automotivos nessa onda de calor e abordaremos também a segurança nos esportes.”

Tania Zamataro, presidente do Departamento Científico de Segurança da criança e do Adolescente da SPSP e coordenadora da Campanha Dezembro Vermelho – Prevenção de acidentes na infância e adolescência.

Organização: Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da SPSP

🎗️Abrace essa ideia, compartilhe.


Documentos da Campanha:

 


Confira notícias do SPSP na Mídia, informações no blog Pediatra Orienta, Documentos Científicos, Cursos e Eventos e tudo o que já foi publicado pelos os Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e Núcleos de Estudos da SPSP, acesse aqui