Finalmente é Dezembro!!!!

Finalmente é Dezembro!!!!

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 21/12/2021


Dezembro, mês de festas, de férias e também é o mês da Prevenção de Acidentes (Dezembro Vermelho) para a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).

Acidentes, diferentemente do que o nome sugere, não são eventos casuais e aleatórios. Eles são previsíveis, preveníveis e evitáveis. Para isso, é importante que as pessoas conheçam os principais acidentes com crianças e adolescentes, os ambientes que ocorrem e como preveni-los. 

A SPSP, com a campanha Dezembro Vermelho, reforça esses conceitos, chamando a atenção da população para a PREVENÇÃO, que é a forma mais eficaz de diminuir as mortes e/ou sequelas de crianças e adolescentes vítimas de “acidentes” no Brasil e, por que não, no mundo.

A Organização Mundial da Saúde estima que centenas de milhares de crianças morram anualmente no mundo em decorrência dessas injúrias não intencionais (os “acidentes”), enquanto outras tantas sobrevivem com sequelas.      

No Brasil, os acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos. Eventos que acontecem no trânsito, afogamentos, quedas, sufocação, queimaduras, envenenamentos/intoxicações e os relacionados a armas de fogo são as principais causas, apresentando pequenas diferenças em relação às faixas etárias.

O local onde mais ocorrem acidentes com crianças é na própria residência. Manter um ambiente seguro é primordial. Publicamos vários textos:

Além de tantos outros abordando as principais injúrias e as formas de prevenção.

Com as férias, outros tipos de acidentes podem ocorrer (queimaduras por água-viva, por exemplo). A SPSP, por meio do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente, disponibilizará no Blog Pediatra Orienta, vários textos para prevenção. Que todos tenham férias felizes, seguras…e não se esqueçam das máscaras!

Relatora:
Tania Zamataro
Presidente do Departamento Científico de Segurança da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)
Coordenadora do Blog Pediatra Orienta da SPSP

Foto: anatols | depositphotos.com