Campanha Agosto Dourado – Juntos pela Amamentação

 

Texto divulgado em 01/08/2023


Desde a sua fundação, a SPSP realiza ações de incentivo ao aleitamento materno e a campanha Agosto Dourado: juntos pela amamentação é mais uma forma de proteger, promover e apoiar esse ato de amor e de saúde. O principal objetivo desta campanha é sensibilizar para a importância da amamentação, para que ela seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento infantil.

 “As ações da SPSP pela campanha Agosto Dourado buscam envolver não só pediatras, mas profissionais de saúde e a sociedade como um todo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) traçou como meta alcançar o ano de 2025 com, pelo menos 50%, de aleitamento exclusivo até os seis meses de vida. Certamente a SPSP abraça esse propósito e visa, inclusive, contribuir para que essa meta seja superada. Sabemos que muitas doenças crônicas, alergias ou alterações orgânicas podem ser evitadas ou terem os riscos reduzidos graças ao aleitamento materno. E os benefícios não param por aí, pois a amamentação tem aspectos psicológicos importantes, já que fortalece o vínculo mãe-bebê. O incentivo ao aleitamento materno ganhou ainda mais força durante a pandemia, uma vez que um estudo publicado na revista científica americana The Journal of the American Medical Association (JAMA) apontou que o leite materno produzido por mães vacinadas possui anticorpos contra a Covid-19. Por tudo isso, é fundamental estimular a amamentação, não só como um ato de amor, mas também de promoção da saúde.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, prolongando-se até os dois anos de idade ou mais, complementado com outros alimentos. O Dourado da campanha é uma referência ao leite humano, considerado padrão-ouro da alimentação infantil e muito importante para o desenvolvimento das crianças. Este ano, a WABA – Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno – reforçou a importância da rede de apoio às mulheres que trabalham, através do slogan “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”. Dessa forma, esperamos que as empresas, os órgãos governamentais, as famílias e a sociedade como um todo apoiem essa iniciativa. A SPSP apoia a luta para que as mães tenham direito a uma licença maternidade de seis meses em vez de quatro, como estabelece a legislação atual, prolongando, assim, os benefícios que a amamentação traz para a população infantil. Vamos todos celebrar este mês dedicado ao aleitamento materno com dois eventos promovidos pela SPSP, o Café da Manhã com o Professor: Faça a Diferença: Possibilite a amamentação para pais que trabalham, que será realizado no dia 5, e a Live: O que podemos melhorar para o Sucesso da Amamentação, que acontecerá no dia 31.    

Rosângela Gomes dos Santos, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP e coordenadora da Campanha Agosto Dourado: juntos pela amamentação

Organização: Departamentos Científicos de Aleitamento Materno

🎗️Abrace essa ideia, compartilhe.


Documentos da Campanha:

 


Confira notícias do SPSP na Mídia, informações no blog Pediatra Orienta, Documentos Científicos, Cursos e Eventos e tudo o que já foi publicado pelos os Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e Núcleos de Estudos da SPSP, acesse aqui