Campanha Maio Amarelo: Depressão entre crianças e adolescentes: Pare – Observe – Acolha

A SPSP, atenta à questão do aumento de casos de depressão e de outros agravos à saúde mental de crianças e adolescentes, e ciente da importância e gravidade do assunto e dos riscos físicos e psicológicos envolvidos, criou a campanha Maio Amarelo – Depressão entre crianças e adolescentes: pare, observe, acolha, cujo principal objetivo é manter uma discussão perene sobre os abalos à saúde mental na faixa etária pediátrica, suas causas, consequências, prevenção e formas de tratamento. 

“A campanha Maio Amarelo visa destacar o papel do pediatra, dos familiares e demais cuidadores na percepção de qualquer mudança no humor e alteração do comportamento e do padrão social da criança e do adolescente. Sabemos que a adolescência é um período em que acontecem diversas alterações hormonais, sociais e psicológicas; é um momento vulnerável, que ocorre pela própria condição fisiológica do desenvolvimento do adolescente. Também temos observado significativo aumento de quadros de depressão e ansiedade entre as crianças; dessa maneira, é imprescindível que todos os que lidam com essa população estejam atentos a qualquer sinal de mudança de comportamento. Ainda, e muito importante, que familiares e profissionais de saúde saibam identificar aqueles que estão sofrendo bullying (incluindo cyberbullying), caracterizando um grupo de grande risco para depressão. É fundamental que os pediatras reservem um momento em suas consultas para alertar os pais sobre os riscos da exposição de seus filhos nas mídias sociais e divulgação de informações que circulam na internet e que podem ser extremamente prejudiciais e deletérias, para que procurem atendimento psicológico e médico no intuito de evitar situações de autoagressão ou de violência em ambiente escolar como as que, infelizmente, temos presenciado recentemente.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

“O tema deste ano da campanha é “Situações-limite em Saúde Mental”, que são aquelas nas quais nos deparamos com dificuldades ou impossibilidade de compreender o que se passa a nossa volta, dar sentido ao que estamos vivenciando e encontrar formas satisfatórias de agir. Abordaremos as situações-limite no âmbito da infância e adolescência, que se tornam muito mais graves pela imaturidade emocional, pela turbulência das mudanças trazidas pela puberdade e pela busca de novas identificações e construção da identidade, prevalentemente no campo dos grupos sociais. O que observamos na clínica com esse grupo etário são quadros que indicam sofrimento, vulnerabilidade emocional e, em casos mais graves, depressão. E sabemos que na depressão a dificuldade de encontrar caminhos para seguir na vida, pode levar – no limite – a ideações suicidas e tentativas de suicídio. Também sabemos do impacto que essas situações produzem em quem atende estes pacientes e suas famílias, pela gravidade da situação, sentimento de responsabilidade e urgência em encaminhar para atendimento especializado. Acreditamos, porém, na construção de instrumentos que favoreçam as intervenções do pediatra no acompanhamento dessas crianças e adolescentes.”

Vera Ferrari Rego Barros, presidente do Núcleo de Estudos da Depressão entre Crianças e Adolescentes da SPSP e coordenadora da Campanha Maio Amarelo – Depressão entre crianças e adolescentes: pare, observe, acolha

O vídeo abaixo faz parte da Campanha Maio Amarelo da SPSP e conta com o apoio da CPTM que reproduz seu conteúdo nos displays de suas plataformas e estações.

Organização: Núcleo de Estudos da Depressão entre Crianças e Adolescentes da SPSP

🎗️Abrace essa ideia, compartilhe.

 


Documentos da Campanha:

 


Confira notícias do SPSP na Mídia, informações no blog Pediatra Orienta, Documentos Científicos, Cursos e Eventos e tudo o que já foi publicado pelos os Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e Núcleos de Estudos da SPSP, acesse aqui