Campanha Maio Amarelo – Depressão entre crianças e adolescentes: pare, observe, acolha

Os dados sobre depressão são alarmantes. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 60% dos adolescentes abordados em consulta médica relatam ter sentimentos de depressão – com frequência maior entre as mulheres do que os homens – sendo este um dos fatores de risco para suicídio nessa fase do desenvolvimento. O suicídio é a terceira causa mais comum de morte entre adolescentes e jovens do sexo masculino e as tentativas de suicídio, principalmente entre as mulheres, correspondem à principal causa de procura de atendimento de urgência por adolescentes e jovens.

maio amarelo

Ciente da relevância do assunto, a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) lançou a Campanha Maio Amarelo com o lema “Depressão entre crianças e adolescentes: pare, observe, acolha”, que visa oferecer, àqueles que estão diretamente envolvidos nos cuidados e na formação da criança e do adolescente, os meios necessários para a detecção, acolhimento, prevenção e tratamento da depressão e das situações de risco que esta determina.

A campanha resultou de uma ação integrada entre Departamentos Científicos e Núcleos de Trabalho da SPSP e conta com profissionais das áreas da saúde e educação, além de advogados e representantes de escolas públicas e privadas. “Definimos como objetivo principal da campanha a criação de um Núcleo de Estudos sobre Depressão entre Crianças e Adolescentes e a elaboração de uma Carta de Propostas contemplando as demandas por conhecimento e orientação sobre as causas e consequências dos quadros de depressão na infância e adolescência, nos níveis de prevenção, detecção e intervenção, bem como a divulgação e o envolvimento cada vez mais amplo da classe pediátrica e dos diversos segmentos da sociedade afeitos a essa grave problemática. As ações serão voltadas para educadores, pais e para as próprias crianças e adolescentes”, conta a presidente do Departamento de Saúde Mental da SPSP, Dra. Vera Ferrari.

A partir das discussões realizadas no evento de lançamento da campanha, a SPSP quer possibilitar uma mudança na realidade atual e encontrar soluções conjuntas que se traduzam em medidas efetivas contra os sérios riscos trazidos pelos quadros de depressão na infância e na adolescência. Nesse sentido, pretende divulgar material relativo ao tema aqui no Blog Pediatra Orienta e realizar ações junto às escolas (públicas e particulares), por meio dos educadores, alunos e pais, profissionais de saúde e pediatras.

Segundo Dra. Vera, o Núcleo de Estudos está finalizando um projeto-piloto junto a duas escolas, uma pública e outra particular, com lançamento em maio de 2019, como forma de avaliar a efetividade das ações propostas em atender os objetivos da campanha. O coordenador das campanhas da SPSP, Dr. Claudio Barsanti, adverte que não se pode negligenciar um assunto tão sério. “A depressão tem desdobramentos terríveis e os indicativos dessa doença, muitas vezes, estão bem claros diante de nós. Pais, familiares e cuidadores devem receber orientação adequada para saberem como agir em casos de suspeita de quadro depressivo. Essa campanha é de fundamental importância porque promove ações justamente para auxiliar nessa conscientização”.

Fonte: Cartilha Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na Atenção Básica do Ministério da Saúde.

___
Texto produzido pela assessoria de imprensa da SPSP.

Publicado em 2/05/2019.

Este blog não tem o objetivo de substituir a consulta pediátrica. Somente o médico tem condições de avaliar caso a caso e somente o médico pode orientar o tratamento e a prescrição de medicamentos.

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.