Campanha Setembro Laranja: Combate à Obesidade Infantil

A campanha Setembro Laranja: combate à obesidade infantil visa conscientizar a comunidade médica e a população em geral sobre a importância de práticas alimentares saudáveis em casa e nas escolas, bem como estimular a prática de atividades físicas, objetivando a melhoria da qualidade de vida das crianças, suas famílias e as comunidades nas quais estão inseridas.

“A obesidade é um problema cada vez mais prevalente na faixa etária pediátrica, trazendo sérios riscos à saúde da criança e do adolescente. Trata-se não apenas do ganho ponderal, mas de todas as comorbidades relacionadas a esse ganho, como hipertensão, diabetes tipo 1, comprometimento das articulações, pelo excesso de peso, além dos prejuízos que não se resumem às condições clínicas, mas que também podem trazer repercussão mental e social, como bullying e depressão. Outro ponto importante é o aumento do uso de medicamentos por adolescentes, tanto relacionado às complicações quanto ao tratamento da obesidade, sem orientação médica e de maneira desenfreada, com todos os problemas que isso acarreta à saúde. Além disso, considerando ainda os efeitos nefastos da pandemia da Covid-19, observamos um aumento de sobrepeso e obesidade de crianças e adolescentes associado não só a uma diminuição das atividades físicas, bem como a uma maior ingesta de alimentos, muitos deles mais calóricos e não adequados para uma dieta ideal. Dessa forma, a consulta médica deve sempre abordar o tema, com a apresentação dos riscos e fatores relacionados à obesidade, além de orientação para uma alimentação saudável. Isso é fundamental para que evitemos novos casos de obesidade e, consequentemente, repercussões tardias e graves na saúde futura do adulto.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

“A atual estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que aproximadamente 41 milhões de crianças menores de cinco anos estejam acima do peso. Este dado é assustador, considerando a idade precoce em que o excesso de peso é identificado e as suas consequências a curto, médio e longo prazo. O alto custo dos efeitos da obesidade infantil para a sociedade torna necessária a prevenção desse distúrbio nutricional desde o início da vida, daí a importância de campanhas como a promovida pela Sociedade de Pediatria de São Paulo – Setembro Laranja: combate à obesidade infantil. Uma vez que as consequências da obesidade consistem no risco do aparecimento de agravos à saúde da criança, como alterações ortopédicas, metabólicas e psicossociais, as quais, por sua vez, podem comprometer a vida adulta desses pacientes, a prevenção torna-se a principal arma a ser utilizada na busca de uma resolução para esse problema, que já se tornou uma questão de saúde pública. É imprescindível, portanto, que profissionais de saúde, educadores e setores governamentais se engajem no combate à obesidade infantil, implementando ações que promovam mais conhecimento, informação e orientação de condutas que auxiliem na aquisição de hábitos mais saudáveis de vida às nossas crianças.”

Rosana Tumas, presidente do Departamento Científico de Nutrição da SPSP e coordenadora da Campanha Setembro Laranja: combate à obesidade infantil

O vídeo abaixo faz parte da Campanha Setembro Laranja da SPSP e conta com o apoio da CPTM que reproduz seu conteúdo nos displays de suas plataformas e estações.

Organização: Departamentos Científico de Nutrição da SPSP

Abrace essa ideia, compartilhe.


Documentos da Campanha:

 


Confira notícias do SPSP na Mídia, informações no blog Pediatra Orienta, Documentos Científicos, Cursos e Eventos e tudo o que já foi publicado pelos os Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e Núcleos de Estudos da SPSP, acesse aqui