Campanha Abril Azul – Eu cuido, Eu confio, Eu vacino


A Sociedade de Pediatria de São Paulo lançou a campanha Abril Azul – Confiança nas vacinas: eu cuido, eu confio, eu vacino, que visa conscientizar o profissional de saúde do seu papel fundamental na manutenção da confiança e credibilidade das vacinas, habilitando-o a enfrentar a questão da hesitação e da recusa vacinal de uma forma ética e segura, bem como promover ações que levem informações e conscientização sobre a importância das vacinas a toda a população.

“A campanha Abril Azul é muito importante, uma vez que devemos sempre lembrar aos profissionais de saúde e à sociedade como um todo dos benefícios que as vacinas trazem, reforçando que a imunização é uma medida de proteção efetiva no controle das doenças infectocontagiosas. Vale destacar que, ultimamente, as fake news sobre as vacinas trouxeram incerteza a muitas pessoas, fazendo com que aumentasse a hesitação vacinal no Brasil. Este fato, baseado em informações inverídicas, com dados que são manipulados por um grupo de pessoas antivacinas, leva, infelizmente, a uma incompreensão da importância dos imunizantes. É essencial, portanto, que o tema vacinação seja incluído em todas as consultas de rotina em pediatria. Esse é um momento importante para o pediatra destacar as vacinas contempladas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) e seus benefícios, além de outras disponibilizadas em clínicas particulares, permitindo que as famílias tenham um canal de comunicação para sanar todas as suas dúvidas e receios acerca das vacinas.”

Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP)

“O objetivo da campanha Abril Azul é chamar a atenção para a importância das imunizações, destacando o papel que as vacinas representam em relação ao ganho na qualidade de vida e na diminuição de mortes e sequelas por diversas infecções. Elas permitiram a erradicação de doenças, como a varíola, a eliminação de doenças como a rubéola, a poliomielite e, por muitos anos, o sarampo, além de contribuírem para o controle de inúmeras outras, que tiveram seu impacto e sua carga de morbidade e de mortalidade reduzidas de forma drástica, entre as quais a coqueluche, difteria, tétano, diarreias, pneumonias e as meningites. Recentemente vimos, com a Covid-19, a importância que um programa de vacinação pode ter no controle de uma doença, reduzindo substancialmente o número de mortes, sequelas e hospitalizações e permitindo que retornássemos aos nossos hábitos de vida anteriores à pandemia. Infelizmente vivemos um momento em que observamos a credibilidade de programas de imunização e do papel das vacinas ser questionada de forma totalmente equivocada. Dessa forma, vivemos um período oportuno para que todos os profissionais de saúde se engajem nesta campanha, levando a mensagem sobre a importância e os benefícios das vacinas para toda a nossa sociedade.”

Marco Aurélio Sáfadi, presidente do Departamento Científico de Imunizações da SPSP e coordenador da Campanha Abril Azul – Confiança nas vacinas: eu cuido, eu confio, eu vacino O vídeo abaixo faz parte da Campanha Abril Azul da SPSP e conta com o apoio da CPTM que reproduz seu conteúdo nos displays de suas plataformas e estações.

Organização: Departamento Científico de Imunizações da SPSP

🎗️Abrace essa ideia, compartilhe.


Documentos da Campanha:


Confira notícias do SPSP na Mídia, informações no blog Pediatra Orienta, Documentos Científicos, Cursos e Eventos e tudo o que já foi publicado pelos os Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e Núcleos de Estudos da SPSP, acesse aqui