Campanha Novembro Prateado – Direitos das Crianças e Adolescentes: Somos Todos Iguais

A campanha Novembro Prateado – Direitos das Crianças e Adolescentes: somos todos iguais! tem por objetivo chamar a atenção da população sobre o tema e também criar mecanismos de defesa que garantam esses direitos, tantas vezes ignorados. A campanha foi lançada em 2016, durante o 10º Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes da SPSP, reafirmando seu compromisso com a manutenção dos direitos das crianças e adolescentes. 

“A SPSP entende que não deve deixar de atuar em benefício da população pediátrica, no sentido de buscar o respeito integral a seus direitos e, assim, evitar um risco ao qual muitas vezes crianças e adolescentes podem estar expostos. É fundamental que a comunidade em geral e também o Estado atentem para situações que possam, de alguma forma, trazer prejuízos a essa população, a fim de protegê-la. É imprescindível, portanto, que os pediatras tenham conhecimento básico de algumas leis, uma vez que existem situações, no exercício da profissão, em que é obrigatória a atuação deste especialista, como nos casos de notificação de qualquer suspeita de maus tratos, abuso ou agressão.

A Sociedade de Pediatria de São Paulo pretende, com a campanha, divulgar a importância desse tema a todos que atuam e convivem com crianças e adolescentes, não só o médico pediatra, mas também professores, educadores, cuidadores e outros profissionais da saúde. O slogan da nossa campanha ‘somos todos iguais’ significa que todas as crianças e adolescentes são indivíduos detentores de direitos que precisam ser respeitados em todas as situações. Zelar pelo bem de crianças e adolescentes é dever de todos!” 

Claudio Barsanti, presidente do Núcleo de Estudos dos Direitos da Criança e do Adolescente da SPSP e coordenador da Campanha Novembro Prateado – Direitos das Crianças e Adolescentes: somos todos iguais!

Como parte das ações da campanha, a SPSP programou para este ano a Live Vacinação: Responsabilidades, Aspectos Éticos e Legais – Novembro Prateado, que ocorrerá no dia 23 de novembro, das 19h30 às 21h10, com o objetivo de apresentar e discutir as responsabilidades ética e legal dos agentes envolvidos no ato vacinal. O evento contará com a participação de Luciana Bergamo, Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP).

Claudio Barsanti, presidente do Núcleo de Estudos dos Direitos da Criança e do Adolescente da SPSP

O vídeo abaixo faz parte da Campanha Novembro Prateado da SPSP e conta com o apoio da CPTM que reproduz seu conteúdo nos displays de suas plataformas e estações.

Organização: Núcleo de Estudos dos Direitos da Criança e do Adolescente da SPSP

🎗️Abrace essa ideia, compartilhe.


Documentos da Campanha:


Confira notícias do SPSP na Mídia, informações no blog Pediatra Orienta, Documentos Científicos, Cursos e Eventos e tudo o que já foi publicado pelos os Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e Núcleos de Estudos da SPSP, acesse aqui