Novembro Prateado – Direitos das Crianças e Adolescentes: somos todos iguais!

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 03/11/2020


A Campanha Novembro Prateado – Direitos das Crianças e Adolescentes: somos todos iguais, organizada pelo Departamento Científico de Pediatria Legal da SPSP, nasceu para proteger e zelar pelos direitos dos nascituros, crianças e adolescentes, muitas vezes esquecidos e desrespeitados. Sendo assim, busca não apenas chamar a atenção da população para a preservação dos direitos das crianças e adolescentes, mas também criar mecanismos de defesa que garantam esses direitos, até a entrada na vida adulta.

Mesmo tendo alguém que responda por seus direitos e deveres, as crianças e os adolescentes podem ser expostos a situações de risco. Isso, porque, embora estejam sob a tutela de um adulto responsável, esses direitos não pertencem aos pais, mas aos filhos, por isso é muito importante que a comunidade em geral e o Estado estejam atentos para situações nas quais os responsáveis possam, de alguma forma, trazer prejuízo à criança ou adolescente.

Violência doméstica na quarentena

A pandemia do novo coronavírus impôs o isolamento social e evidenciou a situação de vulnerabilidade de certos grupos em nossa sociedade. Os menores de idade são mais vulneráveis e essa situação aumenta o risco de que sofram abusos, abandono, exploração e violência.

No Brasil, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos registrou aumento de 9% nas ligações para o Disque 180 (Disque Denúncia – serviço de denúncia e de apoio às vítimas) durante esse período.

Diante desse quadro, é fundamental que qualquer pessoa que desconfie que uma criança esteja sofrendo violência denuncie. Por isso, a campanha é direcionada a todos os profissionais que atuam com crianças e adolescentes e à população em geral, porque zelar pelo bem deles é dever de todos nós.