Vocês sabem o que é “racha crânio, quebra crânio ou roleta humana”?

Considerada “brincadeira”, o racha crânio, quebra crânio ou roleta humana nada mais é do que um ato violento muito grave, onde a criança ou adolescente é imobilizado, não sabe o que vai acontecer com ele e é empurrado para trás (ou para frente), sem nenhuma proteção.

O que acontece: o corpo vai para o chão, a cabeça e a coluna sofrem um grande impacto com a ocorrência de traumas na cabeça e coluna, que variam de leves a graves – fraturas, sangramentos no couro cabeludo, na face, no cérebro, coma, convulsões, paralisias e até incapacitações permanentes.

O horror e o absurdo dessa situação é tal que, crianças e adolescentes são estimulados ou estimulam seus iguais a praticar uma forma de violência, muitas vezes filmada e divulgada nas redes sociais, que pode causar lesões gravíssimas e sequelas, quando não a morte!

krakenimages | depositphotos.com

Como crianças e adolescentes podem crer que causar dano e dor ao outro é divertido? E como estes atos cruéis, covardes e agressivos se propagam com tanta rapidez?


Essa tragédia não pode ser considerada uma forma de brincar, uma vez que nela está embutida uma agressão muito séria e, se ocorrerem lesões graves e morte, isso é considerado homicídio, com consequente responsabilização civil e criminal. Se os agressores forem menores de idade, seus responsáveis também terão de responder na Justiça.

É preciso que toda a sociedade, URGENTEMENTE, adote medidas para coibir essa violência e impeça que continue a acontecer!

Leia a nota de alerta, divulgada pela Sociedade Brasileira de Pediatria: Alerta Urgente! Roleta Humana ou Quebra Crânio.

___
Relatora:
Dra. Renata Waksman
Vice-presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo
Coordenadora do blog Pediatra Orienta da SPSP para a Voz do Blog