15/03 – Dia da Escola

15/03 – Dia da Escola

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 15/03/2022


No dia 15 de março, se comemora o Dia da Escola. Com a pandemia de Covid-19, sua importância se tornou ainda mais destacada para nossa sociedade e ficou evidente o quanto é essencial na formação de nossas crianças.

Pensando em espaço, as escolas devem contar com ambientes bem ventilados e os cuidados necessários para garantir a saúde e segurança de todos. Além disso, oferecer áreas que promovam o contato com a natureza, assim como atividades lúdicas e criativas, que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e emocional de seus alunos.

Mais do que um lugar físico, a escola é a expansão para o mundo. A sala de aula se transforma na extensão de casas de dinâmicas diversas, onde a figura afetiva dos pais dá lugar aos papeis exercidos pelo(a) professor(a), além de permitir o relacionamento com seus pares (colegas) que trazem características, habilidades, qualidades e defeitos ora semelhantes, ora diferentes. Uma experiência única e enriquecedora, na qual é trabalhada ensino de conteúdos e valores.

Essencial e, não menos importante, é o estabelecimento de vínculos entre a escola e as famílias que se traduzirão em parcerias futuras, em momentos de desafios, trocas e estratégias, como o combate ao bullying, por exemplo, e outras formas de agressão.

Fortalecer o papel da escola e valorizar o professor demonstra respeito e admiração, gera reconhecimento dos alunos na transmissão de conhecimento e desperta habilidades que dependem desse processo complexo de convivência, descobertas e transformação.

Portanto, a escola comemora, neste dia, toda a contribuição que pode dar para que seus alunos sejam cidadãos pensantes, críticos e, principalmente, capazes de exercer seus papeis como indivíduos e na sociedade, entendendo seus direitos/deveres e defendendo suas escolhas. Com certeza, isto levará a construção de um país melhor, mais fraterno e menos desigual.

 

Relatores:
Fausto Flor Carvalho
Betina Lahterman
Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

Foto: tomwang | depositphotos.com