15 de abril: Dia Internacional do Desarmamento Infantil

15 de abril: Dia Internacional do Desarmamento Infantil

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 14/04/2022


Essa data é celebrada com o propósito de conscientizar a população sobre o uso de armas por crianças e como incentivo para o desarmamento.

 

E por que as crianças entram nesta campanha?

Para que não usem armas de brinquedo, réplicas de armas de fogo ou jogos de vídeo game, a fim de evitar a violência e o comportamento agressivo e violento, acidentes domésticos ou nas escolas, nas situações em que crianças ou adolescentes tiram suas vidas, além das de colegas e professores.

Essa realidade não é exclusiva de alguns países, como os EUA, conhecido por sua história de muitos tiroteios em escolas. No Brasil ocorrem também mortes nas escolas causadas por armas de fogo usadas por crianças e adolescentes, como os eventos de Salvador (2002), Taiúva (2003), São Caetano do Sul (2011), João Pessoa (2012), Goiânia (2017), Paraná (2018) e os massacres nas escolas do Realengo (2011) e de Suzano (2019).

Infelizmente, ainda é uma realidade brasileira termos crianças e adolescentes usando armas de fogo, inseridos no contexto da violência.

Para tentar conscientizar a população acerca deste tema tão importante e grave, foi instituído o Dia Internacional do Desarmamento Infantil.

 

O Estatuto do Desarmamento, criado aqui no Brasil em 2004, tem como meta principal combater a venda ilegal e o contrabando de armas, para diminuir a violência aqui no país.

A campanha do Desarmamento é um marco na história do nosso país no que se refere ao combate à violência e à instituição de uma cultura de paz e recebeu o Prêmio Unesco 2004, na categoria Direitos Humanos e Cultura da Paz.

Desde que o recolhimento de armas começou, em julho de 2004, a população entregou cerca de 342 mil armas de fogo à Polícia Federal e ao Exército, destinadas à sua destruição, durante os 11 meses iniciais da campanha (junho de 2005). A entrega das armas é de responsabilidade da Polícia Federal, polícias estaduais, exército e guarda municipal.

De acordo com o Instituto Sou da Paz, a criminalidade está diretamente ligada ao uso de armas de fogo, sendo que a maioria das vítimas tem idade entre 15 e 25 anos. Um levantamento realizado em 2019 revelou a imensa desigualdade em que vivemos, aqui revelada na morte por agressão com arma de fogo de crianças e adolescentes negros de até 14 anos (por grupo de 100 mil habitantes), que é 3,6 vezes maior do que brancos da mesma idade.

Algumas iniciativas já estão ocorrendo, como o Plano de Controle de Armas da Cidade de São Paulo, uma parceria do município com o Instituto Sou da Paz.

Mas para que a paz aconteça na prática, é preciso que mais ações pontuais sejam realizadas junto às populações mais vulneráveis.

Um dos muitos pontos para reflexão no Dia Internacional do Desarmamento Infantil é iniciar o desarmamento dentro de casa: não ter arma de qualquer espécie em casa e, se for absolutamente necessário tê-la, por motivos de trabalho, deixá-la guardada trancada, travada, fora do alcance das crianças e a munição deve estar em outro local, fora do acesso.

Outras medidas são: não deixar os filhos terem ou brincarem com armas de fogo e os pais devem cumprir o papel de educar e orientar seus filhos contra o uso de armas, inclusive as de brinquedo, além de estimular e praticar juntos outras atividades, como as esportivas e jogos de tabuleiro interativos.

Nesta data, todos deveriam estar unidos em prol da conscientização sobre os perigos reais aos quais as crianças estão expostas ao ter acesso a armas de brinquedo ou a uma arma de fogo em casa, adquirida pela falsa sensação de segurança que pode trazer.

 

Saiba mais:

 

Relatora:
Renata D Waksman
Coordenadora do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo

 

Foto: sangoiri | depositphotos.com