15 de outubro – Dia Mundial da Lavagem das Mãos

15 de outubro – Dia Mundial da Lavagem das Mãos

Lavar as mãos! Lavar as mãos! Lavar as mãos!

Muitas pessoas ainda não acreditam na importância deste simples ato! Então, vamos contextualizar esse assunto para obtermos a devida importância.

Em 1846, na Hungria, um residente chefe da clínica puerperal (Ignaz Semmelweis) observou que a mortalidade por febre puerperal era três vezes maior na clínica onde os alunos faziam as autópsias e cirurgias, em comparação com a clínica onde era realizado o treinamento das enfermeiras parteiras. À época ele atribuiu essa circunstância às “partículas cadavéricas”… Hoje, simplesmente, bactérias! E o único ato que ele instituiu para o controle dessa elevada taxa de mortalidade foi… lavar as mãos!!! E teve êxito!

Depois dessa invenção (!!!), diversos estudos e metanálises conseguiram, de maneira robusta, confirmar a importância desse ato que parece tão banal.

Todos os bundles (pacotes de medidas) para controle de infecção hospitalar, obrigatoriamente, passam pelo treinamento do corpo clínico em como lavar as mãos. Sim, existe inclusive técnica adequada para a eficácia da lavagem das mãos!

Durante a pandemia pelo coronavírus, novamente comprovamos essa técnica tão fundamental.

Mas não só em ambiente hospitalar: devemos lembrar de outros tantos eventos que assolam nossa população, como as infecções pelo vírus sincicial respiratório (uma das principais causas de mortalidade em lactentes), as gastroenterites, as parasitoses (importância da higiene dos alimentos).

Ter um ambiente limpo é fundamental para uma população com melhor qualidade de saúde e a higiene das mãos é a pedra fundamental para isso!

Então viva o dia 15 de outubro, Dia Mundial da Lavagem das Mãos! E vamos celebrar… lavando muito bem as mãos!!!

 

Relator:
Marcelo Otsuka
Vice-Presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo