16 de outubro de 2021 – Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro de 2021 – Dia Mundial da Alimentação

Sociedade de Pediatria de São Paulo
Texto divulgado em 15/10/2021


Você sabia que mais de 3 bilhões de pessoas (quase 40% da população mundial) não conseguem dispor de uma dieta saudável? E que quase 2 bilhões de pessoas estão acima do peso ou obesas, devido a uma dieta pobre e estilo de vida sedentário?

Pensando nisso, e em outras questões, destacamos a importância de falarmos sobre o Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro.

A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations), em 1945, em Quebec, Canadá. Um dos principais papéis da FAO é liderar esforços para erradicação da fome e combate à pobreza.

O Dia Mundial da Alimentação traz temas que nos fazem pensar a respeito da população menos favorecida, sua segurança alimentar e nutrição. Entende-se por segurança alimentar uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Essa realidade, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população brasileira e mundial.

Destaca-se, então, a necessidade de um trabalho coletivo, envolvendo governo, setor privado, a sociedade civil, as organizações internacionais e a academia.

Temos a responsabilidade de orientar e também adotar em nossas ações diárias um estilo de vida saudável e sustentável. Em primeiro lugar, reduzindo a perda e o desperdício de alimentos. Em segundo, influenciando o que é produzido e aumentando a demanda por alimentos nutritivos produzidos de forma ecológica.

Nós, da SPSP, queremos celebrar o Dia Mundial da Alimentação e reforçamos que alimentação saudável e estilo de vida sustentável são importantes nas diferentes etapas da vida da criança e do adolescente. 

“Que o teu alimento seja o teu remédio e que o teu remédio seja o teu alimento” (Hipócrates)

Relatoras:
Ana Paula Lerner Marques
Gabriela Bonciani
Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Foto: artur verkhovetskiy | depositphotos.com