17 de novembro: Dia Mundial da Prematuridade

17 de novembro: Dia Mundial da Prematuridade

O mês de novembro é especial para os neonatologistas e demais profissionais que trabalham na UTI Neonatal, porque no dia 17 celebramos o “Dia Mundial da Prematuridade”. Esse dia foi instituído em 2011 para aumentar a conscientização sobre os desafios que os bebês prematuros e suas famílias enfrentam, permitindo uma reflexão sobre crianças que nascem antes do tempo.

O que exatamente significa nascer “antes do tempo”? O tempo de gestação normal em humanos é de aproximadamente 40 semanas (ou 9 meses, na contagem leiga), mas consideramos aceitável o nascimento a partir da 37ª semana de gestação. Desta forma, bebês nascidos na faixa de 37 a 42 semanas são considerados “de termo”, ou seja, não são prematuros. A prematuridade é definida quando um bebê nasce antes de completar 37 semanas de gestação, e isto é importante porque esses bebês muitas vezes precisam de cuidados especiais, uma vez que seus órgãos ainda não estão totalmente desenvolvidos. Eles são pequenos e muito frágeis, e é por isso que o “Dia da Prematuridade” é tão importante, para nos lembrar de que esse é um problema mais comum do que se imagina, afetando muitas famílias em todo o mundo.

Nosso país ocupa o 10º lugar entre os países com maior número de nascimentos prematuros no planeta, lista que é encabeçada pela Índia e pela China. Celebrar esta data é, portanto, uma maneira de mostrar apoio a essas famílias e destacar a necessidade de melhorar a assistência médica para os bebês prematuros, que muitas vezes necessitam ser cuidados em unidades de terapia intensiva neonatal por períodos longos, de semanas ou meses, no caso dos nascidos extremamente prematuros.

O “Dia da Prematuridade” destaca a importância de garantir que essas crianças recebam o melhor atendimento possível, que inclui o cuidado multiprofissional de uma equipe formada por médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, nutricionistas, farmacêuticas, além de psicólogas para o atendimento das famílias dos bebês prematuros. Os avanços na medicina têm melhorado as chances de sobrevivência e de uma qualidade de vida sem sequelas destas crianças, porém para isso há necessidade de uma estrutura de equipamentos e profissionais especializados. O dia 17 de novembro nos lembra também que o apoio da comunidade é fundamental para garantir uma estrutura adequada para este complexo processo de cuidado.

E você pode se envolver de várias maneiras. Usar roupas roxas (a cor do dia) ou um laço roxo é uma maneira simples de demonstrar apoio. Compartilhar informações sobre a prematuridade e as necessidades especiais desses bebês nas redes sociais também ajuda a conscientizar as pessoas.

Este mês, celebrado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Sociedade de Pediatria de São Paulo como “Novembro Roxo”, é uma oportunidade para refletirmos sobre os desafios enfrentados por esses bebês, mostrar nosso apoio e conscientizar a comunidade sobre a necessidade de se promover o cuidado adequado para essas crianças especiais. Com o apoio de todos, podemos ajudar e melhorar a vida desses bebês e de suas famílias.

Relator:
Celso Moura Rebello
Presidente do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo